Câmara implanta painel eletrônico de votação

por adm publicado 10/10/2019 13h30, última modificação 10/10/2019 13h28

A finalidade é dar mais transparência às ações dos vereadores

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Andradas foi inaugurado o painel eletrônico de votação. A nova ferramenta é mais um mecanismo de transparência e modernização dos trabalhos do Poder Legislativo Andradense.

A proposta foi muito bem aceita por todos os vereadores que passaram por um treinamento para a votação eletrônica.

O sistema é gratuito e faz parte dos produtos oferecidos pelo Interlegis – Instituto Legislativo Brasileiro – programa do Senado Federal que tem por objetivo fortalecer o Poder Legislativo por meio do estímulo à modernização e a integração das casas legislativas. Realiza sua missão em grande parte com a transferência de tecnologia e com ações de capacitação.

A Câmara de Andradas já aderiu a outros programas como o Portal Modelo que tem ferramentas imprescindíveis para oferecer todas as informações necessárias ao cidadão, e o SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – que automatiza os trabalhos desde a inserção de documentos e projetos de lei no sistema até a sua aprovação e sanção, passando por todos os trâmites internos.

O Painel Eletrônico é um módulo de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias e facilita os trabalhos da Mesa Diretora quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem.

Todas as informações como a presença dos vereadores na sessão, matérias em votação, votos dos parlamentares, ficam visíveis ao público através de um telão instalado na sala das sessões.

O presidente da Câmara de Andradas, Marcio Donizeti Teodoro disse que o SAPL vem atender às necessidades da Casa Legislativa de inovar, transformar e gerar economia aos cofres públicos. “Fizemos muitos estudos antes de chegar à conclusão de que o melhor sistema para a nossa Câmara seria o do Interlegis. Além de gratuito, é uma ferramenta utilizada em câmaras de todo o País. Nossos servidores fizeram treinamentos e começamos a usar os serviços do Interlegis o que melhorou e facilitou muito o nosso trabalho, inclusive na parte de tramitação e protocolo. Tenho certeza de que o painel de votação será mais um sistema que veio para ficar na nossa Casa”.

O Painel Eletrônico pode ser visualizado também nas transmissões em tempo real das sessões ordinárias e extraordinárias pelo Canal da Câmara no Youtube e facilitará o acompanhamento de votações a respeito de matérias de interesse coletivo e saber como cada vereador votou.

O novo Portal da Câmara Municipal de Andradas pode ser acessado no endereço www.andradas.mg.leg.br

Câmara de Vereadores de São Borja
Câmara de Vereadores de São Borja disse:
01/02/2022 11h42
Gostaríamos de implantar painel eletrônico. Qual o caminho para conseguir o painel gratuitamente.
Comentários foram desativados.