IX Seminário da Imigração Italiana

por adm publicado 06/09/2019 13h39, última modificação 06/09/2019 13h39
Os Seminários da Imigração Italiana em Minas Gerais são promovidos desde 2005 pela “Ponte entre Culturas” em parceria com instituições e entidades brasileiras e italianas. 
O objetivo do evento é divulgar, valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural relacionado com a presença dos imigrantes italianos em Minas Gerais.
A IX edição do Seminário acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2019, em Andradas, município situado na microrregião de Poços de Caldas, na região sul de Minas Gerais. O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo pela Ponte entre Culturas em parceria com o Circolo Italiano di Andradas, Prefeitura Municipal de Andradas e Consulado da Itália em Belo Horizonte.


PROGRAMAÇÃO

Um dos objetivos dessa edição é incentivar a produção de conhecimento sobre a imigração italiana no Sul de Minas Gerais, área com poucas pesquisas a respeito. O evento pretende ser interdisciplinar, abrindo espaço para múltiplas abordagens sobre as contribuições dos imigrantes italianos, e seus descendentes, tanto no passado quanto no presente e em todos os aspectos: culturais, sociais e econômicos. Além disso, o Seminário pretende abordar as peculiaridades da presença italiana na região de fronteira entre Minas e São Paulo, caracterizada pela agricultura familiar que até hoje prevalece nestes territórios, principalmente na cafeicultura. A região oferece numerosos atrativos turísticos em termos de beleza natural e é atravessada pelo Caminho da Fé, percorrido por milhares de viajantes ao longo do ano todo. A cidade de Andradas, que sediará a nona edição do seminário, é conhecida como Terra do Vinho: o cultivo da uva é uma herança de imigrantes do norte da Itália que se radicaram no município no final do século passado, atraídos pelo clima e topografia favoráveis. A cidade oferece diversos atrativos para os amantes da natureza, da culinária mineira e italiana, da cultura e do ecoturismo.
Por todos estes motivos o seminário dedicará uma parte da programação à apresentação da experiência italiana do “agriturismo”, uma modalidade de turismo baseado em experiências sustentáveis e multifuncionais de desenvolvimento rural que valoriza as tradições locais e a produção familiar, o patrimônio cultural e o meio ambiente. Para apresentar este tema foram convidados alguns palestrantes italianos de renome internacional.
O Seminário é gratuito e aberto ao público em geral. As mesas redondas e palestras serão transmitidas ao vivo na pàgina facebook e poderão ser assistidas no canal youtube do seminário: www.youtube.com/channel/UC2Pau3IOCkXL6tKpTQETGTA
Mais informações e inscrições no site: www.ponteentreculturas.com.br/seminario2019


REALIZAÇÃO

Ponte entre Culturas Circolo Italiano di Andradas
Prefeitura Municipal de Andradas Consulado da Itália em Belo Horizonte
Ministério da Cidadania – Governo do Brasil
Lei Federal de Incentivo à Cultura

PATROCÌNIO

DEVA Veículos
LUIZ TONIN Atacadista e Supermercados
OMR Componentes Automotivos
APOIO CULTURAL Portal de Noticias Itália in Minas Gerais
Revista Comunità Italiana TV ANDRADAS
RÁDIO VINÍCOLA
PORTAL DA CIDADE – ANDRADAS
ANDRADAS NET

APOIO

Conselho Geral dos Italianos no Exterior – CGIE
Comitato degli Italiani all’Estero – COMITES MG
Ente Friulano di Assistenza Emigranti – EFASCE
Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais
Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas, Poços de Caldas
Círculo Ítalo-brasileiro de Monte Sion
Circolo Trentino de Ouro Fino
Associação Lucchesi Toscani nel Mondo de Jacutinga
Câmara Municipal de Andradas
EMATER Minas Gerais SEBRAE MG
Sindivinho MG
Sindicato Rural de Andradas
Associação Comercial Industrial e Rural de Andradas - ACIRA
Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Ibitiura, Andradas e Caldas
OSM - Central de Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas
COOPFAM - Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo
AGRIFAM - Associação dos Agricultores Orgânicos de Andradas

 

Seminário da Imigração Italiana