PJ Andradas conclui etapa municipal

por adm publicado 26/06/2019 13h12, última modificação 26/06/2019 13h12

PJ Andradas conclui etapa municipal com as propostas que serão apresentadas na plenária regional em Ouro Fino

A etapa municipal do Parlamento Jovem de Andradas foi concluída com a discussão e votação plenária das 21 propostas apresentadas pelos estudantes que participaram das oficinas e do levantamento das informações para o diagnóstico local sobre o tema “Discriminação Étnico-racial”.

Dividido em três subtemas, o assunto de 2019 propôs que os estudantes coletassem informações junto à comunidade andradense nos mais variados segmentos para detectar o que pode ser feito quanto às Desigualdades socioeconômicas (subtema 1), Violências por motivo étnico-racial (subtema 2) e Direitos às identidades e à diversidade cultural (subtema 3).

Os trabalhos tiveram duração de quatro meses e envolveram 22 estudantes da E. E. Dr. Alcides Mosconi, Colégio Junqueira, Colégio Ultra e Instituto de Educação Alfa Anglo.

Para cada subtema foram realizadas reuniões, oficinas temáticas e pesquisas em campo que resultaram nas seguintes propostas priorizadas pela maioria para serem apresentadas na etapa regional que acontece em agosto na cidade de Ouro Fino:

Subtema 1: Desigualdades socioeconômicas

1) Criação de creches em locais que haja grande fluxo migratório e/ou imigratório para assistir à demanda de crianças e dos pais que precisam trabalhar.

2) Criação de um restaurante popular para atender à população menos favorecida economicamente, que muitas vezes passa por dificuldades financeiras e de alimentação.

Subtema 2: Violências por motivo étnico-racial

1) Incentivo por parte dos poderes públicos para empresas do setor terciário, através da criação de prêmio ou selo, para a disponibilização de profissionais e programas que possam atender à comunidade dentro de abordagens psicológicas, principalmente tratando de casos de injúrias raciais.

2) Instituição de política, dentro das esferas públicas, para a não-contratação de pessoas com condenação reincidente em crimes de racismo e injúria racial, salvo mediante acompanhamento psicológico e/ou projetos de recuperação de tais pessoas.

Subtema 3: Direitos às identidades e à diversidade cultural

1) Divulgação ampla, nas páginas institucionais e demais mecanismos de comunicação que estejam ao alcance dos poderes públicos, incluindo a promoção de parcerias público-privadas para elaboração de materiais didáticos e propagação de literatura infantil focada na diversidade étnico-racial vinculada às escolas, espaços e instituições educacionais.

2) Criação de um programa de inserção do imigrante na cultura do país, contando com aulas de português, história do Brasil, etc., isso com parcerias público privadas, inclusive com escolas de idiomas e principalmente nas localidades com maiores índices de imigração.

Ao final da plenária municipal, os 17 estudantes presentes também definiram o tema que Andradas vai propor para ser debatido em 2020 pelo Parlamento Jovem de Minas Gerais – “Jovem e Mercado de Trabalho”, com a seguinte justificativa: No Brasil, é perceptível a dificuldade enfrentada pelos jovens na inserção do mercado de trabalho, levando em conta o fato de que há maior exigência profissional, experiência e qualificação dos mesmos. Visando conceber facilidade, nesse âmbito, à população mais nova, foi criada a lei n° 10.097, a qual obriga que empresas tenham cerca de 5 à 15% de seus funcionários como aprendiz. Mesmo com essa política implantada, inda assim, é um obstáculo a ser enfrentado, além de ser também um dos principais causadores do aumento do desemprego nessa faixa etária (14 - 25 anos). Diante desse cenário, conclui-se que é necessário maiores oportunidades aos jovens, seja por incentivo às empresas, qualificação da mão de obra, preparação já nas escolas para esse meio e expansão de projetos e leis já existentes.

A Plenária Municipal ocorreu no dia 19 de junho, na Câmara Municipal, e contou com a participação de 17 estudantes que acompanharam todo o processo do PJ Andradas, além dos vereadores Marcio Donizeti Teodoro, Carlos Roberto da Silva, Ademir Perez, Guto Liparini, Maria Helena de Oliveira do Prado e Regis Basso. Os demais, por motivos particulares, não puderam comparecer. Representando o Poder Executivo esteve presente o vice-prefeito João Luiz Magalhães Teixeira. A diretora do Colégio Junqueira, Milena Junqueira Trevisan também acompanhou a plenária municipal.