Sessão Jovem é marcada por mudanças no formato e apresentação de importantes propostas

por adm publicado 08/07/2019 11h25, última modificação 08/07/2019 11h24

Sessão Jovem é marcada por mudanças no formato e apresentação de importantes propostas

A primeira edição de 2019 do Programa Câmara Jovem, da Câmara Municipal de Andradas, foi marcada por mudanças no formato e pela atuação dos jovens eleitos na elaboração de propostas e discussão de assuntos de grande relevância para toda a comunidade andradense.

A 32ª Sessão Jovem que ocorreu na quinta-feira, 05, contou com 14 estudantes de 9º ano representantes das escolas estaduais Cel. João Mosconi, Daniel Ribeiro Moggi e da instituição privada Colégio Ultra, que puderam por em prática o que aprenderam durante quatro meses nos encontros periódicos nas escolas e na Câmara Municipal.

Com o novo formato, três escolas participam em conjunto da mesma edição do Câmara Jovem e, apesar de eleitos os 9 representantes, sendo três de cada escola, seus suplentes também podem ocupar uma cadeira no plenário durante a Sessão Jovem, bem como podem apresentar proposições e fazer uso da palavra durante a reunião.

Esse trabalho conjunto com grupos de escolas diferentes promove um importante intercâmbio de conhecimentos, pontos de vistas e experiências diversas entre alunos e coordenadores das atividades. Com isso o programa tornou-se mais abrangente e oferece mais tempo aos alunos para conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e elaboração de propostas que resultem em requerimentos, indicações e até mesmo projetos de lei.

Após tomar posse, os alunos fizeram o juramento parlamentar e deram início à apresentação dos requerimentos e indicações que tiveram assuntos como: importância do debate sobre o dia da Consciência Negra, implantação de mecanismos de monitoramento com câmeras nas vias públicas, iluminação e banheiros no Parque Municipal, melhorias no trânsito da cidade, limpeza de vias públicas, solicitações sobre andamento de obras, mutirão de combate à depressão, informativos sobre pontos turísticos na cidade, expansão da coleta seletiva, legislação sobre o uso de canudos plásticos, limpeza e manutenção de acessos às propriedades rurais, legislação que proíba a exposição sem proteção de preservativos nos comércios, incentivo ao esporte e descentralização das atividades com expansão para outros bairros, incentivo a atividades de preservação ambiental, ações de combate ao bullying, reforma do Teatro Municipal e ações de interação entre as instituições de educação no município.

O presidente da Câmara, Marcio Donizeti Teodoro, enalteceu os trabalhos dos jovens vereadores e agradeceu o empenho das escolas na promoção e incentivo da atividade. “Foi, sem dúvida, uma reunião muito produtiva. Muitos projetos apresentados pelos alunos nós já debatemos aqui na Câmara Municipal, com temas importantes. Ficamos muito felizes e satisfeitos. Agradeço aos professores pela dedicação ao projeto, aos pais por incentivar e apoiar os filhos e parabenizo todos os alunos pela participação. Esperamos contar sempre com todos e a Câmara estará sempre de portas abertas a vocês”.

Representantes das escolas também fizeram uso da palavra e receberam certificado de participação, entre eles Maria Gersi Veronez Tonholo, da E. E. Cel. João Mosconi, Silvano da Silva Júnior, do Colégio Ultra e Vinícius Teixeira, da E. E. Daniel Ribeiro Moggi.

Os alunos que participaram da primeira edição do Câmara Jovem de 2019 foram:

Alana Luiza Monteiro – Colégio Ultra

Augusto Menegon Constantino – Colégio Ultra

Daiane Garcia – Colégio Ultra

Davi de Oliveira Lima – Colégio Ultra

Ismael Esdras Gonçalves da Silva – E. E. Daniel Ribeiro Moggi

Jaqueline Fernandes – E. E. Cel. João Mosconi

Jaqueline Menegon – E. E. Cel. João Mosconi

Júlia Beatriz Santana Pierini – E. E. Cel. João Mosconi

Lucas Barboza Vicente – Colégio Ultra

Maria Eduarda Oliveira Carvalho – E. E. Cel. João Mosconi

Maria Paula Marques – E. E. Daniel Ribeiro Moggi

Natan Marquis Dos Santos – E. E. Daniel Ribeiro Moggi

Thayna Caroline Monteiro – E. E. Cel. João Mosconi

Vitória Tognolo Rodrigues – E. E. Cel. João Mosconi

Resolução 119/2010

O Programa Câmara Jovem foi criado por meio da Resolução 119/2010 para ser um instrumento de formação política dos jovens andradenses, principalmente na fase em que estudam as características e ações efetivas dos Três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário.

Desde a sua implantação já atingiu mais de 2.000 estudantes de 8º e 9º anos de todas as escolas públicas e particulares de Andradas com palestras e participação, na prática, daqueles que se candidataram e foram eleitos Jovens Vereadores, chegando à sua 32ª edição em julho de 2019.