Sistema de votação gratuito utilizado pela Câmara de Andradas é modelo para cidades da região

por adm publicado 08/06/2020 14h26, última modificação 08/06/2020 14h26

O sistema de votação utilizado pelo Poder Legislativo de Andradas, oferecido gratuitamente pelo Instituto Legislativo Brasileiro – Interlegis, vinculado ao Senado Federal, tem atraído a atenção de outras casas legislativas da região.

Na última semana, o presidente da Câmara de Jacutinga, André Luís Franceli Consentini, esteve em Andradas. Foi recepcionado pelo presidente da Casa andradense, Carlos Roberto da Silva, pelo chefe de gabinete Enrico Delavia Rosa e pelo diretor da Escola do Legislativo João Carlos Expedito de Souza.

A Câmara de Jacutinga está realizando pesquisa para a implantação do painel de votação com o melhor custo benefício. Utilizado por câmaras municipais de todo o país, o Painel Eletrônico é um módulo de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias, e facilita os trabalhos da Mesa Diretora quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem.

Todas as informações como a presença dos vereadores na sessão, matérias em votação, votos dos parlamentares, ficam visíveis ao público através de um telão instalado na sala das sessões.

Foram feitos muitos estudos em 2019 antes de chegar à conclusão de que o melhor sistema para a Câmara de Andradas seria o do Interlegis. O presidente da Casa salienta que o SAPL atende as necessidades do Legislativo municipal de inovar, transformar e gerar economia aos cofres públicos.

O Painel Eletrônico pode ser visualizado também nas transmissões em tempo real das sessões ordinárias e extraordinárias pelo Canal da Câmara no Youtube e facilitará o acompanhamento de votações a respeito de matérias de interesse coletivo e saber como cada vereador votou.

A Câmara de Andradas já aderiu a outros programas como o Portal Modelo que tem ferramentas imprescindíveis para oferecer todas as informações necessárias ao cidadão, e o SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – que automatiza os trabalhos desde a inserção de documentos e projetos de lei no sistema até a sua aprovação e sanção, passando por todos os trâmites internos.