Alunos do PJ Andradas realizam Plenária Municipal

por adm publicado 05/07/2023 16h59, última modificação 05/07/2023 16h59

Os participantes do Parlamento Jovem 2023 de Andradas realizaram, na noite de terça-feira, 4 de julho, a Plenária Municipal, momento em que foram apresentadas as propostas elaboradas pelos estudantes durante as oficinas e priorizadas as que serão levadas à etapa regional, bem como o tema para o PJ 2024 – Jovem e Democratização do Acesso à Cultura. A Plenária Regional acontece em agosto, em Poço Fundo.

Na abertura da sessão, o presidente da Mesa Diretora, Paulo Cesar Moreira, ressaltou a importância do momento para a política municipal. “A vocês que fazem o espetáculo dessa noite ser possível, desejo muito sucesso, e agradeço a presença de todos. A Câmara, cada vez mais, tenta conquistar esse espaço junto à juventude com a formação política e para a cidadania, algo que tem sido difícil porque a política fica, às vezes, desacreditada, mas nós confiamos em vocês, que são o futuro do nosso País”.

Estiveram presentes os vereadores Adilson Carlos dos Santos, vice-presidente da Câmara, Luiz Benedito Raimundo, secretário e presidente da Comissão de Participação Popular, e Gustavo Xavier, membro da mesma Comissão.

Marcaram presença também, representando a Administração Municipal, a secretária de Educação Regina Cavacini e a gerente Pedagógica Aline Chiodeto. Como representante da OAB Jovem Andradas, esteve presente a advogada Woodrenise Brália Farias. A OAB Andradas e ao Sicredi Andradas são parceiros do PJ e, para o segundo semestre, estão previstas oficinas de formação com os representantes das instituições.

Neste ano, o PJ Minas trabalha o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. Em Andradas, estão inscritos estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais Dr. Alcides Mosconi e Professor Edmundo Vieira, e particulares Colégio Ultra e Instituto de Educação Alfa, totalizando 45 alunos.

Para chegar às propostas apresentadas na Plenária Municipal, os jovens participaram de diversas oficinas políticas e temáticas com o objetivo de capacitá-los para uma atuação mais efetiva na sociedade, durante as quais foram abordados assuntos como o funcionamento do Parlamento Jovem Minas, o processo legislativo, o orçamento público, licitações e a relação dos jovens com o mercado de trabalho.

A Plenária Municipal foi conduzida por três coordenadores que fizeram as leituras das propostas construídas de forma coletiva entre os alunos em oficinas que contaram com discussões dos temas e grupos de trabalho de subtemas.

A coordenadora Paloma Ribeiro Campese abordou o subtema 1 intitulado “Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho”, a partir do qual foi priorizada a proposta que visa a “Organização de feiras locais voltadas para a apresentação das empresas da região e das atividades desenvolvidas por elas, além de parcerias entre as empresas e as escolas de ensino médio locais, para visitação dos ambientes de produção”.

As propostas do subtema 2, “Escolaridade e Qualificação Profissional”, foram apresentadas pela coordenadora Anna Júlia Ribeiro Vilas Boas, e priorizados pelos participantes presentes os seguintes assuntos: “Criação de legislação estadual, para ingresso no ensino superior em faculdades públicas estaduais, com a criação de vagas separadas para pessoas que acabaram de concluir o ensino médio daquelas que são ofertadas ao público geral, que já pode ter feito cursinho por anos” e “Integração de semanas temáticas, com oferta de mini cursos profissionalizantes e cursos técnicos, dentro da programação das escolas estaduais, direcionadas aos estudantes do ensino médio, especialmente àqueles matriculados em programas de ensino integral e fornecimento de diploma após a conclusão”.

A apresentação do subtema 3, intitulado “Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho”, e suas propostas foi feita pelo coordenador Gabriel Henrique Mangueira. Os estudantes priorizaram o assunto que trata da “Fiscalização rigorosa e aplicação de penalidades e prazos para adaptação dos locais que não sigam as leis de acessibilidade e aplicação de penalidades, nos casos de não-cumprimento das leis de cotas para pessoas com deficiência nos setores públicos estaduais e municipais de Minas Gerais”.

Após as votações, foi elaborado e entregue ao presidente da Comissão de Participação Popular da Câmara, Luiz Benedito Raimundo, um documento que ficará à disposição dos demais vereadores como base para a elaboração de proposições ou políticas públicas para o Município. “São temas muito importantes que farão diferença na vida da sociedade, principalmente dos jovens que são o futuro da política do nosso País. Como presidente da Comissão, recebemos esse documento que será encaminhado para os demais membros para darmos continuidade a esse trabalho maravilhoso que os estudantes estão fazendo”, ressaltou o vereador. Os demais membros da Comissão são os vereadores Luiz Gustavo Gonçalves Xavier e Rozilda de Campos Conti.

A reunião da Plenária Municipal do PJ Andradas 2023 está disponível no canal da Câmara no Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=Y9qoRE6hXRk&t=525s