Comissão de Saúde se reúne com representantes da Santa Casa para tratar de reclamações de paciente

por adm publicado 17/07/2023 17h07, última modificação 17/07/2023 17h07

Os vereadores Ricardo Felisberto dos Reis e Luiz Benedito Raimundo, presidente e membro da Comissão de Saúde da Câmara, estiveram reunidos com representantes da Santa Casa de Misericórdia de Andradas, Pilar Castro Staut e Luciana Dias Pedro Risso, e com a paciente Ivone de Carvalho que esteve na sessão da Câmara do dia 13 de junho para reclamar do atendimento da entidade hospitalar.

A paciente informou, durante a sessão, que foi internada para ser submetida a uma cirurgia que foi interrompida devido aos riscos que o procedimento oferecia à sua vida. No entanto, Ivone Carvalho salientou que após o procedimento teve complicações e que, ao tentar acionar a campainha do quarto, a mesma não funcionou, sendo que a outra paciente que estava no mesmo quarto ligou do seu celular pessoal para a filha e só assim um profissional da enfermagem compareceu para prestar o atendimento.

Ivone reclamou que não teve direito a acompanhante conforme a Lei Municipal 2094/2023, de autoria do vereador Luiz Benedito Raimundo, que assegura às mulheres o direito a terem acompanhante, uma pessoa de sua livre escolha nas consultas, exames e procedimentos em geral nos estabelecimentos público e privado de Saúde do município de Andradas, sendo obrigatório em casos que envolvam algum tipo de sedação.

A diretora da Santa Casa, Pilar Staut, informou que uma empresa está fazendo todo o procedimento elétrico para que as campainhas funcionem corretamente, o que, de fato, não estava acontecendo, e que não tinha conhecimento da Lei Municipal.

Os vereadores da Comissão salientaram a importância da reunião para esclarecimento dos fatos.