Gincana do Saber

por adm publicado 07/10/2022 14h55, última modificação 07/10/2022 17h05
Escola do Legislativo da Câmara de Andradas realiza a Gincana do Saber, uma atividade em que estudantes andradenses demonstram conhecimento e interesse pela Constituição Federal

Um jogo de perguntas e respostas em que todos saem vencedores. Assim é definida a Gincana do Saber, uma atividade que tem o objetivo de promover o conhecimento sobre a Constituição Federal através de uma cartilha – a Constituição em Miúdos – editada pelo Senado Federal.

Em Andradas, a Gincana do Saber é desenvolvida pela Escola do Legislativo “Vereador Professor Paulo Afonso de Lima” com os estudantes do Ensino Fundamental II. Neste ano, participaram alunos das seguintes instituições de ensino: Colégio Junqueira, Colégio Ultra, Escola Adventista de Andradas e Instituto de Educação Alfa (particulares), e as estaduais Adolfo Firmino de Souza Marques, Professor Edmundo Vieira e Cel. João Mosconi. A Escola Estadual Daniel Ribeiro Moggi não enviou representantes neste ano.

“A Gincana do Saber é um projeto de suma importância para a nossa juventude porque é um primeiro contato com a Constituição Federal, a base de todo o nosso sistema de leis, sistema político e influencia diretamente na nossa vida. Em tempos que ouvimos tanto falar em Constituição é importante saber qual é o conteúdo dessa lei. Levando esse conhecimento específico para alunos do ensino fundamental que estão desenvolvendo um senso crítico sobre a sociedade, tendo contato com seus direitos e deveres como cidadãos, conseguimos difundir informação e formar pessoas conscientes. E uma das funções atuais do Poder Legislativo é educar politicamente as pessoas e tirá-las do senso comum e levar a elas informações de qualidade e verdadeiras. Embora a Gincana do Saber seja uma competição entre alunos, o maior ganho que podem ter é o conhecimento legal da base de todo o nosso país”, explicou o diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Andradas, João Carlos Expedito de Souza.

Cada escola foi representada por dois alunos. Todos competiram entre si respondendo às questões que foram sorteadas e analisadas pelo corpo de jurados composto por representantes da OAB, e dos poderes Executivo e Legislativo: o presidente da Subseção OAB Andradas, Mateus Henrique Sasseron, o advogado do Poder Executivo Municipal Paulo Roberto de Oliveira, e o Procurador Jurídico da Câmara, Diego Nunes.

Os vencedores da primeira rodada de perguntas e respostas foram para a segunda fase e os demais participaram de uma repescagem. Na segunda rodada, os participantes que responderam mais perguntas corretamente foram classificados para a final e a dupla que irá representar Andradas na etapa regional são os alunos Davi de Paula, do Colégio Junqueira, e Eloá Calegari, da Escola Adventista de Andradas.

“Para mim, ter a oportunidade de representar minha escola é muito importante. Estamos vivendo uma época delicada da política em nosso país e os jovens terem consciência política é essencial para um cidadão do futuro, para não ser um analfabeto político. Ter essa oportunidade é um privilégio”, salientou o estudante Davi de Paula.

A aluna Eloá Calegari também falou sobre a participação na Gincana do Saber. “Para mim foi uma honra estar representando a Educação Adventista na Gincana e eu gostei muito de aprender mais sobre a Constituição, foi um prazer participar desse momento. Fico um pouco nervosa, mas confiante da nossa participação na etapa regional. Vou fazer o meu máximo para representar bem Andradas”.

A etapa regional acontece no dia 26 de outubro, em Poços de Caldas.