Última sessão da Câmara de 2022 é marcada por homenagens

por adm publicado 23/12/2022 11h55, última modificação 23/12/2022 11h55

A 24ª Sessão Ordinária de 2022 contou com grande público que acompanhou a votação de três projetos de denominação de nomes de ruas e praças.

As homenagens foram para as seguintes personalidades: Luiz Mutterle, João Barbosa, José de Lima, Pierina Benzi Contin, Vittoria Pini, Juliana Roberta da Silva, Regina Liberata Capra dos Santos, Vera Lucia Rossi, Agenor Trevisan, Anastasse Elie Liantziris (Grego), Clizeide Aparecida de Aquino, Romildo Giannini, Sebastião Benzi, Sebastião Galhardo Filho, Paulo Vianei Cazarotto, Oridia Rosa de Oliveira Souza Raimundo, Augusta Cubas Benzi, Angelino Benzi, Márcio de Oliveira Andrade.

    

Durante as leituras das biografias, os familiares e amigos ficaram emocionados com as lembranças de seus entes queridos.

Na mesma sessão, o vereador Paulo Cesar Moreira entregou a homenagem de Título de Cidadão Andradense ao senhor Hamilton José da Silva que, na data da sessão solene, estava hospitalizado e não pode comparecer. “Homenagear o senhor Hamilton é uma grande alegria e não poderia deixar de contar como isso foi possível. O meu primo, Dirceu Barbosa, me abordou no ano passado pedindo para que fosse concedido o Título de Cidadão Andradense ao senhor Hamilton, mas não foi possível na ocasião e, infelizmente, no dia da homenagem, ele passou por uma internação, mas hoje está aqui para receber essa homenagem e eu fico muito contento e agradeço a Deus por essa oportunidade”.

Na pauta da sessão também foram votados os seguintes projetos:

- Substitutivo ao Projeto de Lei Ordinária n.º 26/2022, de 07 de outubro de 2022, que “Dispõe sobre a autorização para aquisição de bem imóvel inscrito sob a matrícula imobiliária nº 10.389, dos Livros 2-AN, fls. 228; 2-BU, fls. 177, 281; 2-CZ, fls. 160; 2-DG, fls. 215 e 2-FB, fls. 294, do 1º CRI de Andradas”;

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 30, de 04 de novembro de 2022, que " Altera a Lei Ordinária n.º 1.912, de 16 de setembro de 2019, que “dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação da declaração de vacinação em dia, emitida pela Secretaria de Saúde e Ação Social, no ato da matrícula escolar”;

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 17, de 10 de novembro de 2022, que "Altera a Lei Complementar n.º 52, de 27 de dezembro de 2001, que “Dispõe sobre o Código Tributário do Município de Andradas”.

O Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo n.º 33, de 12 de dezembro de 2022, que “Dispõe sobre a concessão de benefícios fiscal à empresa METALMOTIVA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS METALÚRGICOS LTDA, nos termos do artigo 188-A do Código Tributário Municipal.”, foi colocado em votação em caráter de urgência, pedido feito pelo vereador Adilson Carlos dos Santos que teve votos contrários dos vereadores Antonio Carlos de Lima, Ricardo Felisberto dos Reis e Vinícius Teixeira.

O projeto, no entanto, foi rejeitado com os votos contrários de 5 vereadores – Antonio Carlos de Lima, Ricardo Felisberto dos Reis, Rozilda de Campos Conti, Vinícius Teixeira, e o voto de desempate do presidente da Casa, Gustavo Xavier, que apresentou a seguinte justificativa: “Como houve empate, o presidente decide com o voto de minerva. Eu sou favorável, também, a toda criação de emprego, que empresas venham para o nosso município, porém, já tinha deixado claro ao Executivo e aos pares da Casa a minha necessidade de estudar esse projeto. Ele está há 7 dias na Casa. É um projeto que concede uma grande isenção à empresa, então meu voto é contrário”.

A partir de 22 dezembro, a Câmara Municipal de Andradas entra em recesso parlamentar até o dia 1 de fevereiro de 2023, conforme o artigo 57 da Constituição Federal. As atividades administrativas, no entanto, permanecem em funcionamento no horário normal, das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Todas as reuniões da Câmara de Vereadores de Andradas estão disponíveis no Canal da Câmara no Youtube.