Vereadores aprovam projeto que autoriza município a repassar R$ 6,2 milhões à Santa Casa em 2022

por adm publicado 16/02/2022 18h37, última modificação 16/02/2022 18h37

Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 03/2022, proposto pelo Poder Executivo, que autoriza o município de Andradas a repassar R$ 6.240.000,00 para a Santa Casa de Misericórdia durante o ano de 2022, divididos em 12 parcelas de R$ 520 mil mensais. A votação aconteceu durante a 2ª Sessão Ordinária, em 15 de fevereiro.

Os recursos devem ser utilizados para a complementação financeira dos serviços prestados pela entidade hospitalar, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS, à população de Andradas. O repasse financeiro é feito por intermédio da celebração de convênio de mútua cooperação com a finalidade de custear despesas da Santa Casa (SACMA) e do Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Em justificativa ao projeto, o Executivo salientou que “tal complementação se destinará, única e exclusivamente, ao pagamento de plantões médicos presenciais de 24 horas por dia no PAM, plantões presenciais de 24 horas por dia na clínica ginecológica/obstetra, pediátrica e outras especialidades, de plantões de sobreaviso, da equipe técnica de apoio ao Pronto Atendimento. Soma-se a isso, os pagamentos a exames laboratoriais e radiodiagnósticos (RX, tomografia e ultrassonografias de urgência e emergência), medicamentos, materiais hospitalares e custeio das ações do Pronto Atendimento e de auxiliares de limpeza, higienização, administrativo, recepcionistas e farmacêuticos, etc.”

A assistência financeira à SACMA se destinará à clínica médica, infectologia e fisioterapeutas. Dentro do repasse previsto no projeto de lei, a Santa Casa deverá realizar até 200 exames de radiologia eletiva, com laudo em até 24 horas por tele radiologia, podendo ser por empresa terceirizada.

Para acompanhar a votação do projeto, vários funcionários da entidade compareceram à sessão e aplaudiram os vereadores ao final das manifestações plenárias.

Veja abaixo como cada vereador que fez uso da palavra durante a discussão do projeto, se manifestou:

Regis Basso – “Sabemos do cansaço emocional dos profissionais da saúde e sabemos que existem erros, mas é importante, antes de instigar a população, direcionar as pessoas para que procurem a ouvidoria para evitar os desgastes. Agradecemos porque a Santa Casa está de portas abertas para atender população de sete municípios e não têm médicos para contratar. Estamos aprovando um valor de 6,2 milhões de reais, e não podemos nos esquecer que medicamentos como um soro fisiológico que custava 5 reais, hoje está custando 10 reais, que o SUS paga numa cirurgia de oncologia o valor de 250 reais e ela custa 750 reais e quem banca esse déficit é a Santa Casa. Temos que agradecer as pessoas que fazem as doações de alimentos que conseguimos arrecadar, em média, uma tonelada por mês. Também gostaria de deixar claro que a Santa Casa nos envia quatro relatórios anuais de prestação de contas”.

Vinícius Teixeira – “Esta Casa vem sendo unânime em relação a todos os projetos de repasses do Executivo para a Santa Casa, essa entidade tão importante. Existem as nossas divergências políticas em diferentes temáticas, mas quando se diz respeito a isso, até agora, não houve nenhuma divergência, com isso manifesto meu voto favorável a esse projeto também”.

Ricardo Felisberto – “Sempre apoiamos a saúde, a Santa Casa, queremos sempre o bem-estar dos pacientes e também de quem trabalha na entidade. Lógico que recebemos muitas reclamações, mas temos explicado aos pacientes as situações. Entendemos que os profissionais de saúde estão cansados, eu também trabalho na área, mas ganhamos para isso e o paciente também deve ter essa preocupação com o profissional. Já vi mudanças recentes no atendimento e, com certeza, vou aprovar os recursos e vou cobrar esse atendimento”.

Luiz Benedito Raimundo – “O repasse que estamos votando aqui é para atendimento de todos e eu só tenho que parabenizar a equipe da Santa Casa. Podem ocorrer problemas, mas até hoje só tenho que agradecer a todos pelo atendimento que sempre recebemos”.

Gustavo Xavier – “Também quero parabenizar a todos os funcionários da Santa Casa. Sabemos o quanto é desgastante esse trabalho. Erros acontecem, qualquer ser humano vai errar, mas sabemos que após o erro a nossa obrigação é tentar melhorar e minimizar, e eu que sou da área da saúde sei o quanto é desgastante, estamos tratando de vidas. Fico triste em saber que muitas vezes os profissionais da Santa Casa são vistos com certa desconfiança pela população, incluindo nós vereadores que muitas vezes queremos nossos problemas resolvidos na hora, mas há uma impossibilidade real e percebemos que todos os funcionários estão empenhados em fazer o seu melhor. A entidade é muito importante para nossa população e de outros municípios, e não só a questão do atendimento técnico, mas também o humano. Muito obrigado pelo trabalho de vocês”.

Foto 1: Público presente durante a votação do projeto de repasse financeiro à Santa Casa composto pelos colaboradores da entidade hospitalar