Vice-presidente da Instituição Crescer participa de sessão da Câmara para apresentar a entidade aos vereadores

por adm publicado 23/06/2022 16h43, última modificação 23/06/2022 16h43

A vice-presidente da Instituição Assistencial e Educacional Crescer, Maria Aparecida Fernandes, fez uso da palavra durante a 11ª Sessão Ordinária, em 21 de junho. O objetivo de sua participação na reunião foi para apresentar as atividades da entidade que atende em média 50 famílias carentes em Andradas com cestas básicas e aulas de músicas para crianças para que, através da Câmara de Vereadores, seja feito pedido para recebimento de recursos.

Em 2014 a entidade recebeu a declaração de Utilidade Pública através do Decreto Municipal 1.455, porém até o momento não recebe subvenção do Poder Público. Além disso, a instituição tem a concessão de um terreno de 600 metros quadrados na Vila Caracol, para a construção da sua sede, mas não tem os recursos necessários.

“Protocolamos, há poucos dias, o pedido de limpeza e demarcação do terreno para a construção da sede própria, mas o tempo está se esgotando porque quando se ganha uma concessão dessas há um prazo para a construção. Nem conseguimos fazer a parte dos muros porque antes da pandemia o custo do muro era de 10 mil reais e entre matar a fome dos que estavam em casa devido à pandemia e murar o terreno, optamos por ajudar a essas famílias. É muito bom fazer parte da Instituição Crescer porque somos uma família. Mas a Crescer está numa UTI, estamos precisando de ajuda”, ressaltou.

A Instituição Assistencial e Educacional Crescer é mantida por voluntários da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira que, em suas 27 unidades, fazem a arrecadação de alimentos para montar as cestas básicas. Tem como presidente o Pastor Isaqueu Mendes de Freitas. “Somos uma entidade que cuida de pessoas em situação de necessidade. Há tempos trabalhamos angariando fundos através da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira. Temos ainda uma parceria com o Presídio que cede legumes e verduras e os voluntários, representantes da instituição, dão as mudas para as plantações. As cestas são entregues no terceiro domingo de cada mês, mas o que falta para complementar as cestas, como leite, bolacha e outros produtos, são comprados com recursos dos próprios representantes”.

Maria Aparecida Fernandes disse ainda que o que os motivou a procurar a Câmara foi a visita do vereador Antonio Carlos de Lima à entidade. O vereador salientou a importância do trabalho assistencial. “Esse é um projeto maravilhoso porque existe amor no trabalho que está sendo feito. Conheci o projeto e pude ver a necessidade das famílias, a carência e, principalmente, a fome, que é o que mais aperta. Sabemos das dificuldades que as igrejas passaram nesse tempo de pandemia porque acolheram muitas famílias que estiveram em situação de dificuldades. Parabenizo a todos pelo projeto da Instituição Crescer. E vamos buscar juntos a conquista da subvenção para a instituição. Estive com o deputado Frederico e apresentei um pedido a ele que fez a indicação de R$ 50 mil, mas que no momento, devido ao período eleitoral, tem que aguardar”.

Ao final da explanação, o presidente da Câmara, Gustavo Xavier, também elogiou os trabalhos. “É muito importante vermos essa distribuição de amor gratuito ao próximo. O brasileiro é um povo muito solidário e sabemos que nessa pandemia quem manteve muitas famílias foram as igrejas, todas as denominações. A igreja é um porto seguro nesse momento. Sou solidário a vocês, sabemos o quanto é difícil fazer esse tipo de trabalho e convido a todos os vereadores para fazermos uma visita e para analisar a possibilidade de que seja vista uma subvenção a essa instituição”.

Projeto aprovado

Os vereadores votaram em caráter de urgência, o Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 6, de 10 de junho de 2022, que “Institui o Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos municipais, titulares de cargo efetivo; fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o art. 40 da Constituição Federal; autoriza a adesão ao plano de benefícios de previdência complementar, e dá outras providências”.

Trata-se de uma adequação do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Andradas para que o município mantenha o recebimento de verbas e emendas das esferas Estadual e Federal.

Foto: Representantes da Instituição Crescer estiveram em sessão da Câmara para apresentar o projeto de assistência social realizado em Andradas