Memorial da Câmara

por adm publicado 17/04/2019 15h46, última modificação 17/04/2019 15h46
Dados históricos sobre o Poder Legislativo Andradense de 1890 a 1930

1890 - Instalação do Conselho de Intendência (ocorreu por meio de nomeação do Governo de Minas Gerais), em 22 de fevereiro de 1890.

  • Presidente: Theodoro Higino Brandão;
  • Vice presidente: Quirino Gonçalves Lopes;
  • Intendentes: Guilherme d’Oliveira Westin, Manoel Augusto de Oliveira e Francisco Pereira Caldas de Mesquita.

Na primeira reunião do Conselho de Intendência, datada de 24/02/1890, o Sr. Presidente ficou autorizado a comprar a mobília para a casa do Conselho e também a mandar imprimir os talões necessários para a cobrança dos impostos. Também a Intendência ficou de fornecer lampiões aos proprietários que se encarregassem de manter iluminadas as ruas da comunidade.

 

1891 – 24 de maio, assume Dr. José de Araújo Matto Grosso o cargo de presidente, deixado pelo Sr. Theodoro Higino Brandão.

Em 14/02/1891, ficou decidido que “Mandasse fechar o terreno pelo Coronel Oliveira, e fazerem a matança do gado no referido lugar”. E foi assim que, embora de forma primitiva, foi fundado o Matadouro Municipal.

 

1892 – Primeira Eleição Municipal – 04/03/1892(com posse em 07 de março)

  • Presidente: Dr. José de Araújo Matto Grosso;
  • Vice presidente: Cel. José Francisco de Oliveira;
  • Vereadores: Luiz Bernardes Staut, Ernesto Barbosa Teixeira, João Carlos da Fonseca Reis, Guilherme d’Oliveira Westin, Antonio Nogueira dos Santos e Orestes Benassi.

Dr. José de Araújo Matto Grosso era médico; veio para a nossa cidade através de abaixo assinado feito pela população; até então, saúde era tratada em Caldas e Espírito Santo do Pinhal.

 

1893 – Eleições Municipais em 11/06/1893, com eleitos tomando posse em 01/07. Os eleitos foram:

  • Presidente: Cel. José Francisco de Oliveira;
  • Vice-presidente: Quirino Gonçalves Lopes;
  • Vereadores: João Pedro Ribeiro, Antonio Nogueira dos Santos, Tenente Fortunato Theodoro Ferreira Bretas, Domiciano Francisco da Costa e João Manoel Batista.

Na 2ª Sessão Ordinária, em 03/07/1893 foi indicado terreno para construção do Mercado Municipal, no local onde era a antiga cadeia, onde hoje é a Praça Cel. Antonio Augusto de Oliveira. Foi demolido em 1929 e o atual foi inaugurado em 21/04/1929.

1894 – Eleições Municipais em 07/09/1894, com eleitos tomando posse em 02/01/1895. Os eleitos foram:

  • Presidente: Cel. José Francisco de Oliveira;
  • Vice-presidente: Francisco Pereira Caldas de Mesquita;
  • Vereadores: Cap. Cyrillo Alves dos Santos, Evaristo Gonçalves Lopes, João Manoel Batista, Antonio Bernardes da Costa, Ernesto Barbosa Teixeira, Domiciano Francisco da Costa e Urias Ramos de Pontes.

 

O Código de Posturas e Regulamentos foi promulgado em 04/01/1895, e gerou as diretrizes para a formação da organização da Vila.

“Art. 1. A Câmara mandará levantar uma planta que depois de aprovada pela mesma será arquivada na Secretaria segundo a qual serão formadas as ruas e praças da Vila obedecendo ao mesmo as edificações que se forem fazendo”.

 

1902 – Em 07/07, assume a presidência o Capitão Manoel José Ferreira de Oliveira, com a morte do Cel. José Francisco de Oliveira.

 

1904 – Eleições municipais, sendo eleitos:

  • Presidente: Capitão Cyrillo Alves dos Santos;
  • Vereadores: Guilherme d’Oliveira Westin, Ernesto Barbosa Teixeira, João Pedro Ribeiro, Ernesto de Oliveira Rangel, Corrégio de Almeida, Manoel Augusto de Oliveira, João Fernandes Lobo e Fernando Avelino de Andrade.

 

1908 – Eleições municipais, sendo eleitos:

  • Presidente: Capitão Cyrillo Alves dos Santos;
  • Vereadores: Guilherme d’Oliveira Westin, Ernesto Barbosa Teixeira, Francisco Pereira Caldas de Mesquita, Luiz Venturelli, Antonio Augusto de Oliveira, Tito Brandão, José Pedro de Oliveira e Carlos Bernardes Staut.

Em 1908, começava-se o entendimento para a implantação da energia elétrica em nossa comunidade. Em 25/03/1908, foi aprovada a Lei n°. 7, que dava privilégio ao Sr. Riccardo Frederico Bauthner a instalação de uma usina de eletricidade; o contrato deveria ser assinado em 30 dias, mas foi só em 23/09/1911 que a Vila do Caracol pôde inaugurar a instalação da energia elétrica, por iniciativa do Cap. Marcellino Rodrigues Guilherme e Pellegrino Ferrari.

 

1912 – Eleições municipais, sendo eleitos:

  • Presidente: Capitão Cyrillo Alves dos Santos;
  • Vereadores: Bonifácio Monteiro da Fonseca Reis, Carlos Bernardes Staut, Gabriel Augusto de Oliveira Júnior, Antonio Augusto de Oliveira, Major Higino Pereira da Silva, Antonio Felisberto dos Reis Filho, Francisco Barbosa Caldas e José Francisco de Lima.

Assume a presidência o Sr. José Pedro de Oliveira, com a morte do Capitão Cyrillo em 10/08/1912.

Em 12/01/1912, foi criada a Guarda Municipal, para auxiliar a polícia local. Essa polícia municipal era composta de três guardas, sendo um o comandante, indicado pelo Delegado e nomeado pelo Agente Executivo

 

1915 – Eleições Municipais, sendo eleitos:

  • Presidente: Major Bonifácio Monteiro da Fonseca Reis;
  • Vereadores: Carlos Bernardes Staut, Major José Hygino Pereira da Silva, Antonio Felisberto dos Reis Filho, Antonio Augusto de Oliveira, Gabriel Augusto de Oliveira Júnior, Antero Ferraz, Leonardo Alves dos Santos e José Pedro de Oliveira.

O termo de Caracol, foi criado pela Lei n° 663, de 18 de setembro de 1915, que em seu artigo 3°, § 2°, exigia para sua instalação, além de outros requisitos, prédio destinado a audiências e sessões do tribunal do júri, prédio destinado as necessárias divisões, condições higiênicas e para quartel do destacamento policial. Esta Vila, não possuindo aqueles edifícios, uma grande representação de eleitores, da qual foi portador o sr. Major Dario Chagas, com poderes para tratar de todos os interesses que se prendem ao município, foi dirigida ao Exmo. Sr. Presidente do Estado. Cumprida essa comissão perante o Governo, e à vista de seus resultados, a Câmara Municipal deliberou ontem, em sessão especial e extraordinária, oficiar o Governo, aprovação de planta e orçamento a fim de ser aberta concorrência pública para ser construído um só edifício preenchendo a exigência da lei, correndo essa construção por conta do Estado e do Município, em partes iguais. (O Caracolense, 18/03/1917)

 

1918 – Eleições Municipais, em 17/02/1918, sendo eleitos:

  • Presidente: Major Bonifácio Monteiro da Fonseca Reis;
  • Vereadores: Carlos Bernardes Staut, Major José Hygino Pereira da Silva, Antonio Felisberto dos Reis Filho, Antonio Augusto de Oliveira, Gabriel Augusto de Oliveira Júnior, Antero Ferraz, Leonardo Alves dos Santos e Onofre Pio de Magalhães.

Desde legislaturas anteriores, os políticos empenhavam-se junto ao Governo do Estado no sentido de que se descentralizassem de Caldas os Poderes Judiciários. Com esse empenho, em 01/01/1918, deu-se a instalação do Termo Judiciário de Caracol.

 

1920 – Eleições Municipais, em 23/07/1920, com posse em 25/07/1920, sendo eleitos:

  • Presidente: Sr. Dr. Oscar de Oliveira;
  • Vice-presidente: Sr. Arthur Amarante Cruz;
  • Vereadores: Antonio Luiz de Almeida, Ernesto Barbosa Teixeira, José Bernardes Staut, Onofre Pio de Magalhães, Loureiro José Valim, Antonio Augusto de Oliveira e Antonio Felisberto dos Reis Filho.

Arthur Amarante Cruz perdeu o mandato em 07/03/1921, por motivo de mudança para São Sebastião (Ibitiura de Minas), tendo sido substituído pelo Sr. José Antonio Carvalho Peçanha.

 

1922 – Eleições municipais, em 03/12/1922, sendo eleitos:

  • Presidente: Dr. Oscar de Oliveira;
  • Vice-presidente: Antonio Augusto de Oliveira;
  • Vereadores: José Antonio Carvalho Peçanha, Luiz Augusto de Melo, Américo Ferreira Lopes, Felisberto Ribeiro, Francisco José Valim, Braz Landre, Bento Gomes de Moraes.

O Dr. Oscar de Oliveira dirigiu os destinos dos caracolenses até 07/07/1926, quando, então, entregou a presidência ao vice presidente, Cel. Antonio Augusto de Oliveira. Foram conseguidas muitas vitórias em sua gestão, sendo a mais importante a elevação da Vila de Caracol à categoria de cidade, por efeito da Lei n°. 893, de 10/10/1925.

 

1926 – Assume a presidência Cel. Antonio Augusto de Oliveira, permanecendo o restante da Câmara inalterada.

 

1927 – Eleições municipais, sendo eleitos:

  • Presidente: Dr. Orestes Gomes de Carvalho;
  • Vice-presidente: José Teixeira de Magalhães;
  • Vereadores: Mario Magalhães Lobo, Antonio Felisberto dos Reis Filho, João Eduardo de Melo, Honório Pereira Caldas, João Mosconi e Antonio Luiz de Almeida Primo.

A Lei n°. 1035, de 20 de setembro de 1928, mudou o nome de Caracol para Andradas, em homenagem ao então governador de Minas Gerais, Dr. Antonio Carlos Ribeiro de Andrada, por iniciativa do Dr. Orestes Gomes de Carvalho.

 

1930 – Assume a presidência Cel. Antonio Augusto de Oliveira, em 12/08, com a saída do Dr. Orestes Gomes de Carvalho da cidade.

Assume o primeiro Prefeito de Andradas, Dr. Plinio Pereira Brasil Filho, em 20/12/1930.