Notícias

por Interlegis — publicado 14/08/2020 12h20, última modificação 24/01/2024 14h21
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Resumo da 20ª Sessão Ordinária

por adm publicado 26/10/2022 18h12, última modificação 26/10/2022 18h12
Câmara aprova projeto que fixa normas de inspeção e fiscalização sanitária para produtos de origem animal Também foram aprovados projeto que permite convênio com a AACA para realização do Natal Luz e o que altera o Código de Obras do município

Os vereadores aprovaram, na noite de terça-feira, 25 de outubro, três projetos de lei propostos pelo Poder Executivo. Um deles é o PLO n.º 27/2022 que dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal – SIM – e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal, aprovado por unanimidade.

O município de Andradas conta com lei em vigor que trata do SIM, porém serão necessárias adequações na Lei Federal n.º 1.718/2015 e, por sugestão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi apresentado o PLO em questão. Andradas, segundo o Consórcio Público para Gestão Integrada – CPGI – encontra-se em fase avançada de participação no projeto de ampliação de municípios integrados ao Sisbi-Poa, por meio do Projeto ConSIM. A vereadora Rozilda de Campos Conti absteve do voto neste projeto.

Antes da votação do projeto, a Superintendente do CPGI, Tatiane Raposo Miranda, e Beatriz Ferreira, coordenadora do SIM do Consórcio, estiveram reunidas com os vereadores para esclarecer dúvidas, em reunião interna.

Outro projeto aprovado é o que permite ao Município a celebração de acordo de cooperação com a Associação Amigos da Cultura de Andradas – AACA – para a realização do “Natal Luz”. O PLO n.º 28/2022 autoriza o repasse, pelo Poder Executivo à associação, no valor de R$ 490.000,00 pertencentes ao Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural para custear toda a instalação, infraestrutura, serviços, realização de eventos culturais e de fomento.

A AACA realizará projeto cultural e decoração natalina por meio de luzes de led nas praças Cel. A. A. Oliveira, Dr. Alcides Mosconi, Cel. Luiz Venturelli, prédio do Paço Municipal, Praça 22 de fevereiro e em algumas ruas de maior concentração de comércios. Apenas o vereador Ricardo Felisberto dos Reis foi contrário à aprovação do projeto. Em sua justificativa ele alegou que o valor poderia ser utilizado para outras finalidades.

Também foi discutido e votado o Projeto de Lei Ordinária n.º14/2022, proposto pelo Executivo, que altera a Lei Complementar 2013/2020 que institui o Código de Obras e Edificações do Município de Andradas. A alteração foi feita com base em demanda da Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Andradas – ASSEA, entre elas a inclusão da possibilidade de construção de imóveis através de contêineres

O vereador Paulo Cesar Moreira apresentou duas emendas verbais ao PLO n.º 14/2022. A primeira no artigo 23 em que sugeriu uma alteração de 30 para 28 dias úteis para análise dos projetos a partir do licenciamento, recebendo votos contrários dos vereadores Gustavo Xavier, Adilson Carlos dos Santos e Regis Basso Andrade. A segunda emenda trata da supressão do artigo 195 que determina que “somente serão expedidas as certidões de numeração predial após a aprovação do projeto e do respectivo alvará de licença”. Os vereadores Adilson e Regis também foram contrários à emenda.

O PLO n.º 26/2022, pelo Executivo, que dispõe sobre autorização para aquisição de bem imóvel teve pedido de vista por parte do vereador Luiz Benedito Raimundo. O mesmo vereador solicitou a retirada de pauta do PLO n.º 18/2022, de sua autoria.

Moções

Cinco moções de aplausos foram aprovadas durante a 20ª Sessão Ordinária. Os homenageados pela vereadora Rozilda de Campos Conti – Rodolfo Pinaffi que durante muitos anos prestou serviços no setor de Saúde do município de Andradas, e Cristiane Helena dos Passos, representando as mulheres na luta contra o câncer – compareceram à sessão. André Luiz Ferreira também foi homenageado pela vereadora pelo evento realizado no Dia das Crianças no Estádio Municipal 7 de Setembro.

O vereador Luiz Benedito Raimundo encaminhou moções de aplausos ao senador eleito Cleiton Azevedo, o Cleitinho, e ao grupo Chuchu com Pimenta pela constante realização de eventos como bailes de época anos 70, 80 e 90.

O vereador Antonio Carlos de Lima fez moção de aplausos aos organizadores e colaboradores do evento e projeto “Campestrinho, nossa história, nossas vivências, nossa esperança”. O projeto foi apresentado no último final de semana através de desfiles com a presença de toda a comunidade do Distrito.

Pauta da 20ª Sessão Ordinária de 2022

por adm publicado 25/10/2022 14h25, última modificação 25/10/2022 14h25

Durante o expediente serão lidas as seguintes matérias:

- Projeto de Emenda à Lei Orgânica pelo Executivo nº 1, de 26 de setembro de 2022, que "Altera o artigo 84 da Lei Orgânica do Município de Andradas."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8543

- Substitutivo de Projeto nº 2, de 01 de setembro de 2022, que "Dispõe sobre o orçamento do Município de Andradas para o exercício de 2023."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8546

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 28, de 14 de outubro de 2022, que “Dispõe sobre a autorização para celebração de Acordo de Cooperação com a Associação Amigos da Cultura de Andradas – AACA, para realização do “Natal de Luz” e determina outras providências.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8699

Obs: De acordo com os termos regimentais, o PLO-E nº 28/2022 poderá tramitar em Regime de Urgência.

Durante a ordem do dia serão discutidas e votadas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 26, de 07 de outubro de 2022, que “Dispõe sobre a autorização para aquisição de bem imóvel inscrito sob a matrícula imobiliária nº 10.389, dos Livros 2-AN, fls. 228; 2-BU, fls. 177, 281; 2-CZ, fls. 160; 2-DG, fls. 215 e 2-FB, fls. 294, do 1º CRI de Andradas, dá outras providências.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8647

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 27, de 13 de outubro de 2022, que “Dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal - SIM e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal e dá outras providências."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8691

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 14, de 26 agosto de 2022, que “Altera a Lei Complementar n.º 213, de 23 de novembro de 2020, que “Institui o Código de Obras e Edificações do Município de Andradas”.
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8165

- Projeto de Lei Ordinária pelo Legislativo nº 18, de 26 de agosto de 2022, que “Dispõe sobre a adoção de teste para rastreamento e avaliação de distúrbios de aprendizagem e déficits visuais e auditivos decorrentes de alteração visuoperceptual e de processamento auditivo central nos alunos das escolas Municipais de Andradas.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8162

Outubro Rosa: campanha que salva vidas completa 14 anos no país

por adm publicado 20/10/2022 13h51, última modificação 20/10/2022 13h51
Fonte: Agência Senado

Como acontece desde 2008, a campanha Outubro Rosa está mobilizando o Brasil com o objetivo de conscientizar as mulheres para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o que mais mata mulheres no país. São 15 mil mortes por ano, o que representa 2,5% das mortes de mulheres. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões brasileiras, menos na Norte, onde o câncer do colo de útero mata mais.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2022 o Brasil diagnosticará 66 mil novos casos da doença — 99% em mulheres e apenas 1% em homens. Os diagnósticos avançados representam 40% dos casos. O Inca alerta que uma entre doze mulheres no Brasil terá câncer de mama e a maioria das mortes ainda se dá por falta de informação e tratamento correto.

Se for descoberto no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. Medo e desinformação são apontados pelo instituto como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento. O sintoma mais comum é o aparecimento do nódulo, geralmente indolor e duro. Mas há tumores de consistência branda e bem definidos que também podem ser malignos. Por isso é fundamental consultar um médico e realizar exames preventivos regularmente.

Estrutura de combate

Recentemente o Senado aprovou o PLS 374/2014, convertido na Lei 14.335, de 2022. O objetivo foi possibilitar atenção integral à mulher na prevenção dos cânceres de mama, do colo uterino e colorretal. A lei prevê ações que assegurem prevenção, detecção, tratamento e seguimento desses tipos de cânceres.

Entre outros pontos, a nova lei garante a realização de exames citopatológicos a todas as mulheres que já tenham atingido a puberdade, independentemente da idade. Também prevê atenção integral às mulheres com a ampla estratégia de rastreamento.

Outro ponto muito importante é obrigar o encaminhamento a serviços de maior complexidade na complementação de diagnósticos, tratamentos ou seguimentos sempre que a unidade que prestou o atendimento não dispuser de condições de fazê-lo.

O Senado também aprovou em 2021 o PL 4.968/2020, que obriga empresas a disponibilizar a seus empregados e empregadas informações sobre câncer de mama. Devem ainda promover ações afirmativas de conscientização e orientá-las sobre acesso a diagnósticos. E devem informá-las sobre a possibilidade de deixar de comparecer ao serviço visando a realização de exames preventivos. Este projeto está sendo analisado agora na Câmara dos Deputados. 

Iniciativas próprias

A exemplo de anos anteriores, em 2022, o Senado tomou uma série de iniciativas na divulgação de medidas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, além de participar de campanhas de auxílio.

Durante todo o mês de outubro (até dia 31), o Senado participa, por exemplo, da campanha de doação de itens para mulheres e crianças com câncer. A Liga do Bem recebe doações de bandanas, turbantes, tiaras, bonés, lenços para mulheres e crianças com câncer que serão entregues para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e ao Hospital da Criança de Brasília. Os postos de coleta estão nas entradas dos anexos 1 e 2 do Senado e na entrada do prédio da Diretoria-Geral da Casa, em Brasília/DF. As caixas coletoras estão expostas de modo que qualquer pessoa possa doar.

Entre os dias 3 e 7 de outubro, funcionárias terceirizadas da Casa com idade superior a 50 anos, e que não realizaram mamografias nos últimos 12 meses, puderam fazer o exame gratuitamente. Os exames foram realizados na carreta de mamografias do Sesc-DF, no estacionamento do Senado. Essa foi uma iniciativa da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher do Senado.

O Senado também apoiou o seminário “Desafios e Possibilidades para o Câncer de Mama no Brasil”, realizado em 8 de outubro e está abrigando a exposição "Recomeçar: Amor, I love you”, em cartaz até o dia 22 no Senado Galeria. A mostra retrata oito mulheres que tiveram câncer de mama e conseguiram reconstruir a autoconfiança, a autoestima e a vontade de viver.

Outra iniciativa do Senado foi projetar na noite de 5 de outubro frases de conscientização na cúpula que o representa no Edifício do Congresso Nacional. A iluminação em rosa segue até o dia 31. As frases trouxeram dados sobre a doença e sobre o direito à reconstrução mamária.

Durante a inauguração oficial do Outubro Rosa no Senado, a diretora-geral da Casa, Ilana Trombka revelou que sempre se emociona ao lembrar que perdeu a mãe para o câncer de mama. A diretora manifestou o desejo de que outras pessoas não tenham que passar por essa triste experiência.

— Que possamos auxiliar essas mulheres, para que possam continuar sua história e dizer, "sobrevivi" - resumiu Ilana Trombka, em cerimônia no dia 10.

"Atividade física e hábitos saudáveis são fundamentais", alerta presidente da SBM

O médico mastologista Vilmar Marques, presidente da Associação Brasileira de Mastologia (SBM), pede, em entrevista à Agência Senado, às mulheres que priorizem a manutenção de hábitos preventivos, que incluem atividades físicas disciplinadas, dietas equilibradas e evitar vícios como consumo de álcool e cigarros.

Agência Senado — Que nota o senhor daria, de 0 a 10, às condições oferecidas pelo SUS hoje no tratamento do câncer de mama?

Vilmar Marques — Eu daria hoje uma nota 5, porque ainda falta muito a ser investido do ponto de vista do rastreamento e navegação das pacientes.

O suprimento de mamógrafos dá conta da demanda na rede pública?

Sim, temos mamógrafos suficientes para realizarmos o rastreamento mamográfico do câncer de mama, com capacidade de realizar ao redor de 38 milhões de exames. O que falta é uma organização melhor na distribuição das pacientes e a organização desses aparelhos, e também na distribuição destes aparelhos pelo país.

Quais as melhores medidas preventivas visando evitar o câncer de mama?

É a prevenção primária, ao contrário da mamografia, que faz uma prevenção secundária de diagnóstico precoce. Então aqui estão três pontos que são muito importantes. Primeiro: atividade física, segundo o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O segundo: manter o peso na faixa ideal, que seria o índice de massa corpórea entre 25 e 30. O terceiro: uma dieta equilibrada.

O estilo de vida saudável faz toda a diferença na direção de minimizar os riscos das doenças, entre elas o câncer de mama. Por isso a SBM tem a campanha "Quanto antes, melhor", pois quanto antes a mulher adotar essas medidas, melhor será a sua saúde.

Somem-se a esses fatores a visita regular ao especialista, pois o autoexame é importante para a mulher conhecer seu corpo, mas nada substitui o exame clínico realizado pelo mastologista.

O que deve melhorar no Brasil visando incrementar o combate ao câncer de mama?

O mais importante no nosso meio seria fazer um rastreamento mamográfico, rastreamento do câncer de mama de forma organizada, centralizada, no qual todas as pacientes tivessem acesso ao rastreamento como preconizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, a partir dos 40 anos de idade, anualmente até os 70 anos.

Com isso, teríamos uma queda importante na mortalidade. Hoje o SUS consegue entregar o rastreamento mamográfico para uma pequena fatia, que vai de 10% a 20% apenas das pacientes, mas isso tem que chegar a 70%.

E depois temos que lembrar que essa paciente tem que ser atendida pela Lei dos 30 Dias para o diagnóstico e, uma vez diagnosticada, estar enquadrada na Lei dos 60 Dias, que prevê o inicio do tratamento dentro desse período.

Dessa forma vamos ter o diagnóstico precoce e a instituição terapêutica adequada em tempo hábil visando a cura das pacientes, que precisa fundamentalmente ter uma navegação facilitada durante o enfrentamento da doença.

Foco na prevenção

No site do Ministério da Saúde, há alertas de fatores que podem estar relacionados ao câncer de mama. Em relação ao estilo de vida: obesidade, sedentarismo, consumo de álcool, cigarro e exposição frequente a raios ionizantes (raios-X, mamografias e tomografias) podem influenciar no surgimento da doença.

Já quanto às questões hormonais, a ciência detecta a influência da primeira menstruação antes dos 12 anos; a menopausa tardia (após os 55 anos); não ter tido filhos; a primeira gravidez após os 30 anos; não ter amamentado; ter feito uso de pílula anticoncepcional por longo tempo; e ter feito a reposição hormonal pós-menopausa (principalmente por mais de 5 anos).

Em relação aos fatores genéticos, influi o histórico familiar de surgimento de casos de câncer no ovário, de câncer de mama entre homens e cânceres de mama em mulheres antes dos 50 anos.

O Ministério da Saúde reforça que a mulher que tem alterações genéticas herdadas da família tem risco elevado de câncer de mama. De 5% a 10% dos casos são relacionados a fatores genéticos.

Como detectar o câncer

O sintoma mais comum é o caroço (nódulo) no seio, que pode ser acompanhado ou não de dor. Está presente em mais de 90% dos casos. Segundo o Inca, nem todo caroço é câncer, por isso é importante consultar um profissional. Outros sintomas também podem aparecer: pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja; pequenos caroços embaixo do braço ou no pescoço; alterações no mamilo; e a saída espontânea de líquido em um dos mamilos.

O Ministério da Saúde alerta que casos de caroços surgidos em seios de mulheres mais jovens, e que persistam por mais de um ciclo menstrual, devem necessariamente ser analisados por um profissional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Deputado eleito, Rodrigo Lopes, participa de sessão da Câmara Municipal

por adm publicado 19/10/2022 14h55, última modificação 19/10/2022 16h18

O deputado eleito pelo partido União Brasil, Rodrigo Lopes, ex-prefeito de Andradas por dois mandatos, esteve presente na 19ª Sessão Ordinária, ocorrida em 17 de outubro.

Rodrigo Lopes fez uso da palavra e agradeceu os votos recebidos pelos andradenses, ressaltou o apoio recebido pelos vereadores e comentou sobre como será sua atuação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais a partir de 2023.

“Logicamente temos um posicionamento político e temos a responsabilidade com o partido União Brasil, com Minas Gerais, mas acima de tudo temos essa responsabilidade com Andradas e hoje sou deputado eleito por Andradas. O nosso gabinete estará à disposição de todos que buscarem algo para o nosso município independente do partido ou da opção eleitoral. O parlamento é diferente do Executivo. A minha postura hoje perante o governador é de respeito às pautas, mas eu tenho uma postura de independência. Não serei oposição. Nós temos três prioridades importantíssimas de Andradas: fazer a Rodovia do Contorno sair do papel porque o recurso já comprometido para essa finalidade; precisamos ter atenção muito específica para a Saúde, principalmente para a Santa Casa, pois se não tivermos a parceria de uma instituição maior, vamos ver o nosso déficit existindo como ocorre há mais de 15 anos, pois as emendas socorrem para não conseguem solucionar os problemas; a terceira prioridade é avançar na pavimentação das nossas estradas rurais e eu tenho compromisso de buscar recursos para essa finalidade. E eu recebo essa vitória com muito respeito e com muita humildade. Sou muito grato à população de Andradas e dos outros 296 municípios onde fui votado, mas não sou deputado só de quem votou em mim”.

Integrantes do Projeto Crescer estiveram na Câmara para acompanhar a 19ª Sessão Ordinária.

Projeto aprovado

Durante a 19ª Sessão Ordinária, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 1, de 23 de setembro de 2022, que "Aprova as Contas do Prefeito e da Mesa da Câmara Municipal, relativas ao exercício de 2019, constantes no Parecer Prévio- Processo n°1091643 do Colendo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais".

Outros dois projetos que estavam em pauta para discussão e votação tiveram pedido de vista feito pelo vice-presidente da Casa, Paulo Cesar Moreira, presidente da Comissão de Finanças, Tributação, Endividamento e Orçamento.

Os projetos em questão são: o de Lei Ordinária pelo Legislativo nº 18 que “Dispõe sobre a adoção de teste para rastreamento e avaliação de distúrbios de aprendizagem e déficits visuais e auditivos decorrentes de alteração visuoperceptual e de processamento auditivo central nos alunos das escolas Municipais de Andradas”; e o de Lei Complementar pelo Executivo nº 14, que “Altera a Lei Complementar n.º 213, de 23 de novembro de 2020, que “Institui o Código de Obras e Edificações do Município de Andradas”.

A 20ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Andradas acontece no dia 25 de outubro, próxima terça-feira, às 19 horas.

Pauta da 19ª Sessão Ordinária

por adm publicado 14/10/2022 15h44, última modificação 14/10/2022 15h44
Sessão será realizada no dia 17 de outubro, próxima segunda-feira

Durante o expediente serão lidas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 26, de 07 de outubro de 2022, que “Dispõe sobre a autorização para aquisição de bem imóvel inscrito sob a matrícula imobiliária nº 10.389, dos Livros 2-AN, fls. 228; 2-BU, fls. 177, 281; 2-CZ, fls. 160; 2-DG, fls. 215 e 2-FB, fls. 294, do 1º CRI de Andradas, dá outras providências.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8647

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 27, de 13 de outubro de 2022, que “Dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal - SIM e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal e dá outras providências."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8691

Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 15, de 13 de outubro de 2022, que “Dispõe sobre a reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Andradas e dá outras providências”.
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8688

Durante a ordem do dia serão discutidas e votadas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Ordinária pelo Legislativo nº 18, de 26 de agosto de 2022, que “Dispõe sobre a adoção de teste para rastreamento e avaliação de distúrbios de aprendizagem e déficits visuais e auditivos decorrentes de alteração visuoperceptual e de processamento auditivo central nos alunos das escolas Municipais de Andradas.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8162

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 14, de 26 agosto de 2022, que “Altera a Lei Complementar n.º 213, de 23 de novembro de 2020, que “Institui o Código de Obras e Edificações do Município de Andradas”.
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8165

- Projeto de Decreto Legislativo nº 1, de 23 de setembro de 2022, que "Aprova as Contas do Prefeito e da Mesa da Câmara Municipal, relativas ao exercício de 2019, constantes no Parecer Prévio- Processo n°1091643 do Colendo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais".
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8552

Lei Complementar n.º 223/2021

por adm publicado 11/10/2022 13h59, última modificação 11/10/2022 13h59

Alterada a próxima sessão ordinária

por adm publicado 10/10/2022 13h18, última modificação 10/10/2022 13h18

A 19ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Andradas foi transferida para a data de 17 de outubro, segunda-feira. As demais reuniões seguem o calendário oficial anual sem alterações.

Vereadores aprovam projeto de compra de área para construção de centro educacional

por adm publicado 07/10/2022 14h55, última modificação 07/10/2022 14h55

Na noite desta quinta-feira, 6 de outubro, aconteceu a 5ª Sessão Extraordinária de 2022 para discussão e votação de projetos. Na sessão, foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 21, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Município a adquirir uma área localizada na Avenida Prefeito Antonio Gonçalves, medindo 42.300 m² no total. De acordo com o projeto, a autorização é para que o espaço seja adquirido pelo valor de R$ 5.997.000,00.

A área em questão, segundo justificativa da Administração Municipal, será destinada à construção de uma unidade escolar através de um projeto modelo oferecido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com capacidade para atender até 780 estudantes, com metragem de pouco mais de 3,2 mil m² de construção, além de uma creche, espaço cultural e de lazer para a comunidade.

Também foram discutidos e votados 18 decretos legislativos para a concessão de Título de Cidadão andradense.

Cada vereador irá homenagear duas personalidades, conforme a relação abaixo:

ADILSON CARLOS DOS SANTOS

MICHELE CRISTINE DA ROCHA MENDES

DIRCEU PEREIRA REIS

ANTONIO CARLOS DE LIMA

VITOR MANUEL MARTINS LAPA

MARIA NEUZA DE CARVALHO

LUIZ BENEDITO RAIMUNDO

AILTON DE OLIVEIRA

LEANDRO APARECIDO NEVES GOMES

GUSTAVO XAVIER

WALLAS RODRIGUES DA SILVA

LUIZ BENEDITO RAIMUNDO

PAULO CESAR  MOREIRA

HAMILTON JOSÉ DA SILVA

PEDRO LEITE DO PRADO

 

REGIS BASSO ANDRADE

 

LEANDRO MARTINEZ DE CASTRO

EDUARDO SOARES DE ARAUJO

VINICIUS TEIXEIRA

ISABELA HELENA CONTI

LARISSA DA SILVA

RICARDO FELISBERTO DOS REIS

LAURA MIGUEL FERREIRA

JOSÉ GERALDO DOS SANTOS

ROZILDA DE CAMPOS CONTI

JOSE DENIS MARTIMIANO

SANTA MIANTI

 A Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Andradense está marcada para o dia 17 de novembro.

Gincana do Saber

por adm publicado 07/10/2022 14h55, última modificação 07/10/2022 17h05
Escola do Legislativo da Câmara de Andradas realiza a Gincana do Saber, uma atividade em que estudantes andradenses demonstram conhecimento e interesse pela Constituição Federal

Um jogo de perguntas e respostas em que todos saem vencedores. Assim é definida a Gincana do Saber, uma atividade que tem o objetivo de promover o conhecimento sobre a Constituição Federal através de uma cartilha – a Constituição em Miúdos – editada pelo Senado Federal.

Em Andradas, a Gincana do Saber é desenvolvida pela Escola do Legislativo “Vereador Professor Paulo Afonso de Lima” com os estudantes do Ensino Fundamental II. Neste ano, participaram alunos das seguintes instituições de ensino: Colégio Junqueira, Colégio Ultra, Escola Adventista de Andradas e Instituto de Educação Alfa (particulares), e as estaduais Adolfo Firmino de Souza Marques, Professor Edmundo Vieira e Cel. João Mosconi. A Escola Estadual Daniel Ribeiro Moggi não enviou representantes neste ano.

“A Gincana do Saber é um projeto de suma importância para a nossa juventude porque é um primeiro contato com a Constituição Federal, a base de todo o nosso sistema de leis, sistema político e influencia diretamente na nossa vida. Em tempos que ouvimos tanto falar em Constituição é importante saber qual é o conteúdo dessa lei. Levando esse conhecimento específico para alunos do ensino fundamental que estão desenvolvendo um senso crítico sobre a sociedade, tendo contato com seus direitos e deveres como cidadãos, conseguimos difundir informação e formar pessoas conscientes. E uma das funções atuais do Poder Legislativo é educar politicamente as pessoas e tirá-las do senso comum e levar a elas informações de qualidade e verdadeiras. Embora a Gincana do Saber seja uma competição entre alunos, o maior ganho que podem ter é o conhecimento legal da base de todo o nosso país”, explicou o diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Andradas, João Carlos Expedito de Souza.

Cada escola foi representada por dois alunos. Todos competiram entre si respondendo às questões que foram sorteadas e analisadas pelo corpo de jurados composto por representantes da OAB, e dos poderes Executivo e Legislativo: o presidente da Subseção OAB Andradas, Mateus Henrique Sasseron, o advogado do Poder Executivo Municipal Paulo Roberto de Oliveira, e o Procurador Jurídico da Câmara, Diego Nunes.

Os vencedores da primeira rodada de perguntas e respostas foram para a segunda fase e os demais participaram de uma repescagem. Na segunda rodada, os participantes que responderam mais perguntas corretamente foram classificados para a final e a dupla que irá representar Andradas na etapa regional são os alunos Davi de Paula, do Colégio Junqueira, e Eloá Calegari, da Escola Adventista de Andradas.

“Para mim, ter a oportunidade de representar minha escola é muito importante. Estamos vivendo uma época delicada da política em nosso país e os jovens terem consciência política é essencial para um cidadão do futuro, para não ser um analfabeto político. Ter essa oportunidade é um privilégio”, salientou o estudante Davi de Paula.

A aluna Eloá Calegari também falou sobre a participação na Gincana do Saber. “Para mim foi uma honra estar representando a Educação Adventista na Gincana e eu gostei muito de aprender mais sobre a Constituição, foi um prazer participar desse momento. Fico um pouco nervosa, mas confiante da nossa participação na etapa regional. Vou fazer o meu máximo para representar bem Andradas”.

A etapa regional acontece no dia 26 de outubro, em Poços de Caldas.

Pauta da 5ª Sessão Extraordinária de 6 de outubro de 2022

por adm publicado 03/10/2022 17h55, última modificação 04/10/2022 13h15

Serão lidas as seguintes matérias:

- Projetos de Decreto Legislativo n.º 02/2022 até o n.º 19/2022 que “Concedem Títulos de Cidadão Andradense”.

Obs: Os Projetos de Decreto poderão tramitar em Regime de Urgência conforme requerimento verbal formulado por parlamentar.

 Durante a ordem do dia serão discutidas e votadas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Ordinária n.º 21, de 15 de agosto de 2022 que “Dispõe sobre autorização para aquisição de bem imóvel urbano inscrito sob a matrícula imobiliária n.º 22.189, fls. 61/62, do livro n.º 2-DG, do CRI de Andradas, dá outras providências.
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7975

- Solicitação do Processo n.º 1070/2022

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8598

Vem aí, a Gincana do Saber!

por adm publicado 03/10/2022 17h00, última modificação 03/10/2022 17h00

Um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal com base na Cartilha Constituição em Miúdos!

Alunos de oito escolas de Andradas participam da Gincana do Saber e os dois estudantes com melhor pontuação final representarão o nosso município em Poços de Caldas, na etapa regional, no dia 26 de setembro.

A etapa municipal será transmitida, ao vivo, pelo Canal da Câmara no Youtube e no Facebook da Câmara Municipal de Andradas.

Pauta da 18ª Sessão Ordinária de 27 de setembro de 2022

por adm publicado 26/09/2022 15h34, última modificação 26/09/2022 15h34

Durante o expediente serão lidas as seguintes matérias:_

- Projeto de Lei Ordinária, pelo Executivo, n.º 22, de 01 de setembro de 2022, que “Dispõe sobre o orçamento do Município de Andradas para o exercício de 2023.”

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8238

- Projeto de Lei Ordinária, pelo Executivo, n.º 25, de 13 de setembro de 2022, que “Dispõe sobre a autorização para abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$79.200,00, para fins que especifica.”

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8405

Obs: O Projeto de Lei Ordinária, pelo Executivo, n.º 25/2022 poderá tramitar em Regime de Urgência, conforme solicitação de vereador.

- Projeto de Decreto Legislativo, n.º 01 de 23 de setembro de 2022, que “Aprova as Contas do Prefeito e da Mesa da Câmara Municipal, relativas ao exercício de 2019, constantes no Parecer Prévio – Processo n.º 1091643 do Colendo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.”

Durante a ordem do dia serão discutidas e votadas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Complementar, pelo Executivo, n.º 14, de 26 de agosto de 2022, que “Altera a Lei Complementar n.º 213, de 23 de novembro de 2020, que “Institui o Código de Obras e Edificações do Município de Andradas.”

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8165

- Projeto de Lei Ordinária, pelo Legislativo, n.º 19, de 28 de agosto de 2022, que “Institui no município de Andradas o Dia Municipal de Conscientização do Autismo e dá outras providências.”

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8196

- Projeto de Lei Ordinária, pelo Executivo, n.º 24, de 09 de setembro de 2022, que “Declara de Utilidade Pública a Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal – ACAFEG.”

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8302

Prefeita apresenta projeto de construção de escola aos vereadores

por adm publicado 14/09/2022 15h40, última modificação 14/09/2022 15h39

A prefeita Margot Pioli, acompanhada do secretário de Governo Valdir Basso e do Procurador Geral do Município Daniel Ferraz, esteve em reunião com os vereadores para apresentar o projeto de construção de uma nova unidade escolar no município de Andradas com base no Projeto de Lei Ordinária n.º 21/2022, de autoria do Poder Executivo, que está em tramitação na Câmara e foi lido durante a 15ª Sessão Ordinária, em 30 de agosto.

Trata-se da aquisição, pelo Município, de uma área que será destinada à construção de uma unidade escolar através de um projeto modelo oferecido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com capacidade para atender até 780 estudantes, com metragem de pouco mais de 3,2 mil m² de construção.

A área em questão está localizada na Avenida Prefeito Antonio Gonçalves, medindo 42.300 m² no total. De acordo com o projeto, a autorização é para que o espaço seja adquirido pelo valor de R$ 5.997.000,00.

A Comissão de Constitucionalidade, Legislação, Justiça e Redação Final, durante análise do projeto, solicitou outras avaliações do bem imóvel com a finalidade de dar mais transparência e tranquilidade aos vereadores para votar a matéria.

Aprovado projeto que concede reajuste de mais 5% aos professores da rede municipal de ensino

por adm publicado 14/09/2022 14h35, última modificação 14/09/2022 14h42
Atualização do “Código Sanitário” também foi aprovado na 17ª Sessão Ordinária de 2022

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei proposto pelo Poder Executivo, que concede reajuste de mais 5% aos professores de Educação Básica I e II, e aos professores de Educação Física que atuam na rede municipal de ensino. O índice, de acordo com o projeto, será aplicado em janeiro de 2023.

A Câmara já havia aprovado projeto que concedeu reajuste de 12% aos servidores e mais 2% aos professores, índice que será concedido em outubro deste ano. Com isso, os profissionais do setor terão um total de 19% de reajuste salarial.

O projeto foi lido e votado em caráter de urgência na sessão da última terça-feira, 13 de setembro. Após apresentar requerimento para discutir e votar o projeto, o secretário da Mesa Diretora, Adilson Carlos dos Santos, ressaltou a importância da iniciativa do Poder Executivo após entendimento com o Sindicato dos Servidores Municipais. “Sabemos que eles [professores] merecem muito mais, como todos os demais servidores e trabalhadores, mas essa é uma forma de demonstrar a importância desses profissionais que educam, transmitem conhecimento e cuidam das nossas crianças que são o nosso futuro”.

Durante discussão e votação do projeto, os demais vereadores também manifestaram apoio à proposta. “Gostaria de parabenizar a prefeita pela sensibilidade e como foi dito pelo vereador Adilson, sabemos que é pouco, mas é o que o município consegue fazer no momento. Somos cobrados por esses aumentos e é um ponto positivo para essa Câmara de Vereadores que apoia e mostra o verdadeiro valor do funcionário” – vereador Regis Basso Andrade.

“Quero destacar também a alegria de votar esse projeto que valoriza a educação, valoriza o professor. Claro que gostaríamos de poder contemplar a categoria com um percentual ainda maior, bem como as profissionais do atendimento infantil que são dedicadas e fazem um trabalho muito importante com as crianças” – vereador Gustavo Xavier, presidente da Mesa Diretora.

“O vereador Adilson e eu participamos de uma reunião em que a prefeita mostrou a planilha do impacto que poderia gerar e naquele momento não havia possibilidade de dar nada além de 2%, mas como o município vai ter uma arrecadação melhor, então a prefeita está repassando esse índice de 5% agora. E para nós é importante estar participando dessa votação” – vereador Luiz Benedito Raimundo.

Outro projeto que entrou em discussão e votação de Lei Complementar n.º 13/2022, que “Institui o Código Sanitário do Município de Andradas”. A matéria tem por objetivo atualizar as normas sanitárias, uma vez que o atual código em vigência no município de Andradas é de 1995.

A partir da atualização, será possível agilizar a abertura de empresas, regulamentar procedimentos e conferir maior segurança aos munícipes no que diz respeito às questões de fiscalização sanitária dos estabelecimentos em Andradas.

Apenas a vereadora Rozilda de Campos Conti votou contrária ao projeto justificando que não se sentiu tranquila para aprovar a matéria por não ter analisado corretamente. O PLC 13/2022 foi aprovado pelos demais vereadores presentes.

Dois projetos estão tramitando na Casa Legislativa. Um deles é o que “Declara de Utilidade Pública a Associação dos Cafeicultores do Bairro do Gabirobal – ACAFEG.”, proposto pelo Poder Executivo.

O outro projeto é o que “Institui no município de Andradas o Dia Municipal de Conscientização do Autismo”, de autoria da vereadora Rozilda de Campos Conti.

Os projetos foram lidos e encaminhados à Procuradoria Jurídica e Comissões Permanentes para análise e emissão de pareceres.

A próxima reunião da Câmara de Vereadores de Andradas está marcada para o dia 27 de setembro, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal da Câmara no Youtube e na página do Facebook.

Pauta da 17ª Sessão Ordinária de 13 de setembro de 2022

por adm publicado 12/09/2022 15h11, última modificação 12/09/2022 15h11

Durante o expediente serão lidas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Ordinária, pelo Executivo, n.º 23, de 02 de setembro de 2022, que ”Dispõe sobre o reajuste da remuneração dos servidores municipais, concede-lhes reajuste da remuneração e determina outras providências.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8266
Obs: O Projeto de Lei Ordinária, pelo Executivo, n.º 23, poderá ter requerimento de Urgência Simples solicitada para votação nesta mesma sessão.


- Projeto de Lei Ordinária, pelo Executivo, n.º 24, de 09 de setembro de 2022, que “Declara de Utilidade Pública a Associação dos Cafeicultores do Bairro do Gabirobal – ACAFEG.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8302


- Projeto de Lei Ordinária, pelo Legislativo, n.º 19, de 28 de agosto de 2022, que “Institui no município de Andradas o Dia Municipal de Conscientização do Autismo e dá outras providências.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8196


Durante a ordem do dia serão discutidas e votadas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Complementar, pelo Executivo, n.º 13, de 26 de agosto de 2022, que “Institui o Código Sanitário do Município de Andradas e dá outras providências.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8163

Câmara aprova projeto de incentivo à educação para estudantes de Direito

por adm publicado 31/08/2022 15h35, última modificação 31/08/2022 16h04

“Conhecer Direito” é o projeto de incentivo aos estudantes universitários do curso de Direito aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, na noite desta terça-feira, 30 de agosto, durante a 16ª sessão ordinária.

De autoria do Poder Executivo, o projeto tem a proposta de preparar os estudantes dessa área para o mercado de trabalho, possibilitando colocar à disposição da população andradense profissionais mais capacitados e com experiência nos mais diversos ramos de atuação do Direito. Além disso, o projeto visa conceder apoio às demais instituições como Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar e Poder Judiciário.

Para participar do programa, os estudantes interessados deverão deixar currículo na Divisão de Gestão de Pessoas da Prefeitura, setor responsável por disponibilizá-los às instituições interessadas. A Procuradoria Geral do Município irá coordenar o Projeto Conhecer Direito.

O outro projeto que estava em pauta para discussão e votação foi retirado de pauta a pedido do presidente da Casa, Gustavo Xavier. Trata-se do Projeto de Lei Complementar nº 12/2022 que Altera a Lei Complementar 109/2007 e dá outras providências.

Participação popular

O diretor da Escola Adventista de Andradas, Elioenai de Oliveira Barbosa, fez uso da palavra durante a sessão para falar sobre as comemorações dos 20 anos da instituição escolar no município e para convidar os vereadores para o evento que acontecerá no dia 18 de setembro no Pavilhão do Vinho.

“O meu objetivo de estar aqui é que neste ano a nossa escola está completando 20 anos de existência em nossa cidade e ela tem características que a fazem única por ser uma escola confessional cristã, que busca respeitar cada uma das religiões. Também é uma escola filantrópica que tem ajudado cerca de 60 bolsistas, sendo um diferencial na cidade”.

O diretor ressaltou ainda que o evento marcará o lançamento do livro que conta a história dos 20 anos da Educação Adventista em Andradas. “Será uma honra para a nossa escola ter autoridades como os senhores nesse momento”, ressaltou ao entregar os convites aos vereadores.

“Parabenizo o trabalho da Escola Adventista nesses 20 anos aqui em Andradas e agradecemos ao senhor por vir pessoalmente entregar o convite a nós. Com certeza, estaremos presentes”, disse o presidente da Câmara, Gustavo Xavier.

Moções

Três moções foram apresentadas e aprovadas pelos vereadores. Uma delas, de autoria do vereador Paulo Cesar Moreira, é a Moção de Aplausos à Igreja Adventista do Sétimo Dia de Andradas, na pessoa do seu Pastor Distrital Pedro Henrique Santos Moura.

Em conjunto com o Grupo Desbravadores, em forma de mutirão, membros da instituição realizaram a pintura das paredes do Pronto Atendimento Municipal. “Essa foi uma importante ação comunitária em prol desse espaço tão relevante para a comunidade andradense”, ressaltou o vereador, vice-presidente da Casa.

O vereador Luiz Benedito Raimundo apresentou Moção de Aplausos ao senhor Leandro José de Lima, servidor público que atua na Secretaria de Serviços Públicos e Transportes, pelos trabalhos realizados principalmente na manutenção das estradas rurais do município de Andradas. “Faço questão da participação dos demais vereadores porque o trabalho que o Leandro está fazendo na zona rural do nosso município é um espetáculo”, salientou o vereador Luiz Benedito Raimundo.

Todos os vereadores assinaram Moção de Pesar ao vereador Ricardo Felisberto dos Reis pelo falecimento de seu pai. O vereador agradeceu. “Infelizmente, semana passada, meu pai veio a falecer. Eu agradeço a manifestação de todos e pelas palavras”.

A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Andradas está marcada para ao dia 13 de setembro com transmissão, ao vivo, pelo Canal da Câmara no Youtube.

Pauta da 16ª Sessão Ordinária de 30 de agosto de 2022

por adm publicado 29/08/2022 17h02, última modificação 29/08/2022 17h02

Durante o expediente serão lidas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 13, de 26 de agosto de 2022, que “Institui o Código Sanitário do Município de Andradas e dá outras providências.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8163

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 14, de 26 de agosto de 2022, que Altera a Lei Complementar n.º 213, de 23 de novembro de 2020, que “Institui o Código de Obras e Edificações do Município de Andradas”.
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8165

- Projeto de Lei Ordinária pelo Legislativo nº 18, de 26 de agosto de 2022, que “Dispõe sobre a adoção de teste para rastreamento e avaliação de distúrbios de aprendizagem e déficits visuais e auditivos decorrentes de alteração visuoperceptual e de processamento auditivo central nos alunos das escolas Municipais de Andradas.”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/8162


Durante a ordem do dia serão discutidas e votadas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 20, de 08 de agosto de 2022, que "Autoriza a criação do Projeto de Incentivo à Educação para Estudantes de Direito — Conhecer Direito e dá outras providências."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7956


- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 12, 02 de agosto de 2022, que "Altera a Lei Complementar n.º 109, de 17 de dezembro de 2007 e dá outras providências."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7924

Cine Câmara recebe alunos da Apae de Andradas

por adm publicado 23/08/2022 17h45, última modificação 25/08/2022 14h12

O filme “Encanto”, animação de grande sucesso, foi o escolhido pela equipe da Apae de Andradas para a sessão do Cine Câmara que aconteceu nesta terça-feira, 23 de agosto. O momento fez parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla promovida entidade, que neste ano tem como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”.

Duas turmas participaram da sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante, nos períodos da manhã e da tarde, acompanhados dos profissionais da entidade.

O Cine Câmara é um programa do Núcleo da Cidadania da Escola do Legislativo “Vereador Professor Paulo Afonso de Lima” em que o plenário da Câmara é utilizado para a exibição de vídeos públicos como animações, documentários e outras produções que despertem o senso crítico e ofereçam, além do entretenimento, um formato diferenciado para o debate de ideias e assuntos de interesse da sociedade.

“Essa é uma forma de interação entre a Câmara Municipal, através do Núcleo da Cidadania, com as entidades assistenciais e unidades escolares da nossa cidade. O espaço está aberto às instituições em geral, escolas e grupos da comunidade que queiram promover encontros para discussões de temas específicos ou para a exibição de filmes”, salienta o presidente da Casa Legislativa, Gustavo Xavier.

Para agendar data e horário, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelos telefones (35) 3731-1023 ou (35) 3731-6364, ou ainda pelo e-mail escoladolegistativo@andradas.mg.leg.br

 

Pauta da 15ª Sessão Ordinária de 18 de agosto de 2022

por adm publicado 17/08/2022 14h43, última modificação 17/08/2022 14h43

Durante o expediente serão lidas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 20, de 08 de agosto de 2022, que "Autoriza a criação do Projeto de Incentivo à Educação para Estudantes de Direito — Conhecer Direito e dá outras providências."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7956

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 21, de 15 de agosto de 2022, que "Dispõe sobre a autorização para aquisição de bem imóvel urbano inscrito sob a matrícula imobiliária n.“ 22.189, fls. 61/62, do livro 11." 2-DG, do CRI de Andradas, dá outras providências."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7975

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 12, 02 de agosto de 2022, que "Altera a Lei Complementar n.º 109, de 17 de dezembro de 2007 e dá outras providências."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7924


Durante a ordem do dia serão discutidas e votadas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 7, de 30 de junho de 2022, que "Dispõe sobre a Estrutura Organizacional do Poder Executivo e Reorganiza o Modelo de Gestão para a Administração Pública Municipal, e dá outras providências."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7717

- Projeto de Lei Ordinária pelo Legislativo nº 16, de 08 de abril de 2022, que “Acrescenta o inciso V no Art.1º da Lei nº 1294, de 15 de dezembro de 1997”.
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7580

Vice-presidente da Câmara recebe livro comemorativo aos 70 anos das Lojas Cem no Brasil

por adm publicado 16/08/2022 15h05, última modificação 16/08/2022 15h06

O vice-presidente da Câmara, Paulo Cesar Moreira, recebeu das mãos do gerente das Lojas Cem em Andradas, Guilherme Varges Michailek, o livro comemorativo de 70 anos de atividades da empresa no Brasil. O exemplar será incorporado ao acervo do Poder Legislativo Municipal.

O livro apresenta toda trajetória da grande rede varejista brasileira que conta com mais de 278 lojas em todo o país, com diversos prêmios recebidos ao longo de sete décadas. “Em nossa cidade, a loja gera inúmeros empregos diretos e indiretos, o que é muito importante para o desenvolvimento do nosso município”, ressaltou o vice-presidente.

Plenária Regional do PJ reúne estudantes de sete cidades em Ouro Fino

por adm publicado 12/08/2022 15h30, última modificação 12/08/2022 15h54
O evento contou com 76 estudantes das cidades de Andradas, Carvalhópolis, Monte Sião, Ouro Fino, Poço Fundo, Santa Rita de Caldas e Silvianópolis

A Plenária Regional do Parlamento Jovem 2022 reuniu, na Câmara Municipal de Ouro Fino, os jovens representantes de sete cidades que compõem o Polo Conexão Sul, onde foram debatidas e votadas as propostas que serão apresentadas durante a Plenária Estadual, em Belo Horizonte.

Representantes de Andradas, Carvalhópolis, Monte Sião, Ouro Fino, Poço Fundo, Santa Rita de Caldas e Silvianópolis se juntaram e, além de confraternizarem votaram propostas pensadas para resolver problemas sobre o tema Saúde Mental do Jovem.

O evento foi dividido em dois momentos: os Grupos de Trabalho (GTs) e a Plenária. No período da manhã, os jovens formaram três grupos para discutir, suprimir e alterar as propostas que foram aprovadas na etapa municipal. A Plenária ocorreu no período da tarde, momento em que os participantes definiram as propostas que serão enviadas à Plenária Estadual do Parlamento Jovem.

  Coordenadores do PJ 

Os participantes do PJ de Andradas que estiveram em Ouro Fino foram: Anna Clara Oliveira Ferraz, Cibele Bezerra da Silva, Daiane Garcia, Daniel Batista Roteli, João Vitor Fernandes, Júlia Gabrieli Beraldo, Letícia Martins Bispo dos Santos, Lucas Barboza Vicente, Mirella Garcia Cassiano, Paloma R. Campese, Paola Vitória da Silva Ferreira Gomes e Vinícius Cordeiro Gomes Dalmoura. Daniel Roteli e Lucas Vicente seguem para a Plenária Estadual que acontece de 21 a 23 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O secretário da Mesa Diretora da Câmara de Andradas, Adilson Carlos dos Santos, e o diretor da Escola do Legislativo, João Carlos Expedito de Souza, acompanharam os estudantes no evento regional.  

A organização da Plenária Regional ficou por conta do diretor da Escola do Legislativo de Ouro Fino, Adolfo Barreto, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal que disponibilizou almoço para todos os participantes.

O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Andradas reconhece quem protege

por adm publicado 10/08/2022 13h20, última modificação 10/08/2022 14h47

Andradas reconhece quem protege!

10 de agosto - Dia Municipal do Protetor de Animais
Lei 2.011/2021 - https://bit.ly/3C1Ge0y

 

Alteração na data da próxima sessão ordinária

por adm publicado 04/08/2022 14h51, última modificação 04/08/2022 14h51

Aprovado projeto sobre remuneração dos agentes de saúde

por adm publicado 03/08/2022 17h40, última modificação 03/08/2022 17h41

Vereadores aprovam projeto que altera lei de remuneração dos agentes comunitários de saúde

Representantes da categoria de funcionários estiveram presentes na sessão e acompanharam a votação

Nesta terça-feira, 2 de agosto, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 11, que "Altera as Leis Complementares n.º 100, de 12 de março de 2007 e 106, de 03 de setembro de 2007”. Trata-se de uma adequação dos salários dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias que, de acordo com a Constituição Federal, não podem ter remuneração menor do que dois salários mínimos mensais.

Representantes dos servidores públicos que compõem a categoria estiveram presentes no plenário da Câmara e acompanharam a votação do projeto que foi aprovado por unanimidade.

 Em justificativa ao Projeto de Lei, a Prefeitura explicou que a alteração da legislação municipal é necessária “para que não venha a ser declarada inconstitucional por estar em desacordo com a Constituição Federal, principalmente após a entrada em vigor da Emenda Constitucional 120/2022”, que trata da política remuneratória dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

Pela EC 120/2022, a legislação municipal estaria defasada e a aprovação do projeto permite ao Município o pagamento do piso salarial aos agentes, valor que será retroagido à data de entrada em vigor da Emenda Constitucional.

Outros três projetos também foram discutidos e votados na 15ª Sessão Ordinária. Um deles é o que altera a Lei Ordinária n.º 1.919, de 06 de novembro de 2019 e que autoriza o Poder Executivo a outorgar, sob regime de concessão, a prestação de serviços públicos de água e esgoto.

De acordo com a Prefeitura, através dessa alteração na legislação será possível finalizar os estudos da nova modelagem e do edital para concessão de prestação de serviços públicos de água e esgoto em Andradas. Um dos benefícios dessa alteração é a garantia de manter a tarifa fixa como é praticada atualmente.

O Projeto de Lei Ordinária nº 18 revoga a cessão de imóveis de propriedade do Município de Andradas à Câmara Municipal, sendo o local onde se encontra atualmente instalada a Casa da Memória e o Centro de Atendimento ao Turista. O projeto contou com cinco votos favoráveis e três abstenções, dos vereadores Rozilda Campos Conti, Vinícius Teixeira e Ricardo Felisberto dos Reis..

Homenagem

Os vereadores aprovaram também o Projeto de Lei Ordinária nº 19, que atribui denominação da Seção de Programas Sociais, homenageando o Senhor Rafael Donizeti dos Reis. Rafael era muito conhecido em Andradas, filho de Afonso Donizeti dos Reis e Maria José Bressanin dos Reis. Faleceu em maio de 2021 vítima da Covid-19.

Rafael era portador de Síndrome de Down e prestava serviços junto à Seção de Programas Sociais da Administração Municipal através do programa “Abrindo Caminhos para Seguir em Frente”, idealizado por Rosângela Giusto de Paula e que passou a ser instituído oficialmente pela Lei nº 1.799/2016. Tal projeto também foi aprovado por todos os vereadores.

Pauta da 14ª Sessão Ordinária de 2022

por adm publicado 01/08/2022 16h47, última modificação 01/08/2022 16h47

Durante o expediente serão lidas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 11, de 28 de julho de 2022, que "Altera as Leis Complementares n.º100, de 12 de março de 2007 e 106, de 03 de setembro de 2007."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7880

- Projeto de Lei Complementar pelo Legislativo nº 2, de 28 de julho de 2022, que Altera o artigo 139 da Lei Municipal n°984/1990, que "Dispõe sobre o código de posturas do município de Andradas e dá outras providências".
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7890

Obs: O PLC pelo Executivo nº 11, de 28 de julho de 2022, poderá ser inserido na ordem do dia em Regime de Urgência Simples.

Durante a ordem do dia serão discutidas e votadas as seguintes matérias:


- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 17, de 06 de julho de 2022, que "Altera a Lei Ordinária n.º 1.919, de 06 de novembro e 2019 e dá outras providências."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7781

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 18, de 06 de julho de 2022, que "Revoga a cessão dos imóveis de matrículas imobiliárias nº 14.980 e n.º 14.981, a primeira registrada à fl. 120 do livro n.º 2-BH, do Cartório de Registro de Imóveis desta Comarca, e a segunda registrada à fl. 121 do livro n.º 2-BH, ambas de propriedade do Município de Andradas e dá outras providências."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7785

- Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 19, de 13 de julho de 2022, que "Atribui denominação da Seção de Programas Sociais, homenageando o Senhor Rafael Donizeti dos Reis."
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7832

Câmara aprova alteração no Código de Ética e Decoro Parlamentar

por adm publicado 20/07/2022 10h53, última modificação 20/07/2022 10h53
Alteração diz respeito às condutas passíveis de suspensão ou perda do mandato legislativo

Outro projeto aprovado é o que cria 4 vagas de fisioterapeutas para ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera pelo tratamento

 

Na noite de terça-feira, 19 de julho, os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos durante a 13ª Sessão Ordinária de 2022. Um deles é o Projeto de Resolução 02/2022 que faz alterações nos artigos 43 e 44 do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Andradas (Resolução 89/2005).

Os artigos tratam sobre as condutas passíveis de suspensão e perda do mandato. Pela nova redação, estão alterados os incisos II e III do artigo 43 que passam a vigorar com a seguinte redação: “descumprir algum dos preceitos previstos dos incisos VIII a XI do artigo 31 deste código; praticar transgressão grave e reiterada aos preceitos deste código, especialmente dos incisos I a VII do artigo 31 ou do Regimento Interno”.

O inciso II do artigo 44 também foi alterado e passa a vigor com a seguinte redação: “que reincidir, por três vezes na mesma legislatura, em conduta ofensiva à imagem da Câmara de Vereadores, na forma do artigo 32”.

A proposta de alteração na Resolução foi apresentada pelo presidente da Câmara, Gustavo Xavier, acompanhado dos vereadores Paulo Cesar Moreira e Luiz Benedito Raimundo.

O outro projeto aprovado é o de Lei Complementar 09/2022 que altera a Lei Complementar 95/2006, criando 4 cargos de fisioterapeuta na estrutura da Administração Municipal. O projeto é de autoria do Poder Executivo que justificou a criação dos cargos em função da demanda reprimida de pacientes que necessitam de atendimento fisioterapêutico no município. Dados da Prefeitura apontam que há 538 pacientes com problemas crônicos e 46 com casos agudos graves, totalizando 584 pessoas em fila de espera.

O projeto visa aumentar a capacidade de atendimentos e realizar as adequações necessárias para que seja mantido atendimento nos turnos matutino e vespertino. Também foi informado que não haverá aumento significativo de despesas e percentual de gastos com pessoal, uma vez que será feito remanejamento de dotações orçamentárias.

Recesso Parlamentar

Desde 2019 a Câmara de Vereadores não realiza mais o recesso parlamentar no mês de julho, sendo realizadas sessões ordinárias normalmente, a cada quinze dias.

A suspensão do recesso do meio do ano visou aumentar a efetividade dos trabalhos legislativos. O recesso, ou período em que não são realizadas reuniões ordinárias previamente agendadas, ocorre somente no mês de janeiro de cada ano legislativo.

Para 2022, estão definidas 24 sessões ordinárias conforme o calendário anual.

As reuniões podem ser acompanhadas pelo público de forma presencial ou pela internet, através dos canais da Câmara no Youtube e Facebook.

Público presente na sessão

Público presente na 13ª Sessão Ordinária

Calendário do segundo semestre de 2022

por adm publicado 07/07/2022 14h20, última modificação 07/07/2022 14h20

Confira o calendário das reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Andradas para o segundo semestre de 2022

Moções de Aplausos

por adm publicado 07/07/2022 14h20, última modificação 07/07/2022 17h25
Engenheiro agrônomo que desenvolveu projeto “Mapa dos Sabores” recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal Coordenador de Esporte e Lazer, rainha e princesas da 55ª Festa do Vinho e assistente social também são reconhecidos em suas áreas de atuação

A 12ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores foi marcada pela aprovação de diversas moções de aplausos a andradenses que vêm se destacando em suas áreas de atuação. Um deles é o engenheiro agrônomo e consultor do Sindicato Rural de Andradas, Rafael Alberto Souza e Silva, indicado pela vereadora Rozilda de Campos Conti

Ele é o responsável pelo desenvolvimento do projeto “Mapa dos Sabores” que apresenta a qualificação dos cafés produzidos em cada bairro da zona rural de Andradas. O trabalho já foi publicado em cinco países e leva o nome de Andradas e do Sul de Minas para o mundo.

Para falar sobre o trabalho a presidente da Acira/CDL Andradas, Rosana Fraga, participou da sessão. “O que nós temos aqui em Andradas é resultado da luta das pessoas que aqui estão, que trabalham, acreditam e se jogam nos seus sonhos. E essa é a história do Rafael. Eu agradeço a Deus por ele ter idealizado esse projeto, que Deus o retribua com muitos outros que ele e Andradas merecem. E o seu nome estará escrito na história de Andradas. Além disso, quero salientar que a nossa cidade foi uma das cinco cidades escolhidas para participar do projeto Del Turismo, através da Federaminas, Associação Comercial e Prefeitura Municipal. Com isso podemos encurtar os nossos caminhos para o desenvolvimento do turismo em nosso município”.

Representando a Loja Macônica Fraternidade Andradense, da qual o engenheiro é membro, José Adelmo Bassi enalteceu o trabalho e o reconhecimento da Câmara. “Temos o orgulho da missão do Rafael em deixar tal legado de sua importância mostrando a várias gerações vindouras seu amor a Andradas e ao homem do campo. Andradas te agradece, Rafael”.

O engenheiro agrônomo contou um pouco sobre o desenvolvimento do projeto “Mapa dos Sabores”. “Apesar de estar sendo feita em meu nome, essa homenagem representa os cafeicultores de Andradas, desde as primeiras mudas que chegaram aqui em 1836, através de Gabriel de Oliveira, no bairro dos Lobos. A cafeicultura sempre foi um pilar da cidade. Esse projeto começou com o sonho de uma pessoa muito importante na minha vida, que foi um grande mestre, chamado Ricardo Sasseron. E nesse projeto nós conectamos qualidade do café, história das pessoas, a nossa cidade e o nosso potencial turístico. Com isso, valorizamos o passado, o presente, mas principalmente, criar um futuro diferente onde Andradas, o nosso povo e os nossos cafeicultores sejam valorizados que é o que eles merecem”.

Em parceria com a Universidade de Erasmus em Rotterdam na Holanda, Andradas possui um site próprio para contar toda história dos nossos cafés especiais e da importância dessa produção no nosso município.

Coordenador de Esportes e Lazer, Fabiano Sulato

Indicado pelo vereador Luiz Benedito Raimundo, o coordenador da Seção de Esportes e Lazer, Fabiano Sulato também recebeu Moção de Aplausos pelos trabalhos que vem realizando com a organização de campeonatos e outros eventos voltados à promoção e incentivo da prática esportiva em Andradas. Sulato esteve presente na sessão acompanhado do pai Leonildo Sulato, esposa Tatiana de Fátima Silva Sulato e dos filhos Pedro Fabiano e Raphael Sulato.

Durante a mesma sessão foram aprovadas as Moções de Aplausos para a assistente social Élita Delmoro, por indicação do presidente da Câmara Gustavo Xavier; para as jovens escolhidas para compor a Corte do Vinho da 55º Festa do Vinho, a Rainha Giovana Maria Fraga de Lima, a 1ª Princesa Graziela Cristina Ramos Sousa e a 2ª Princesa Beatriz Pereira Cacco, e para a Rainha Lesda Sousa que representou Andradas entre os anos de 2019 e 2022, por indicação do vereador Vinícius Teixeira; e ao Colégio Junqueira, aos atletas e ao professor Michael Machado dos Santos pela pela conquista da medalha de bronze na etapa Regional dos JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), realizados em Extrema, entre os dias 27/06 e 02/07/2022, nas modalidades de Handebol masculino e feminino.

A Moção de Aplauso é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

Coordenador de Esportes e Lazer, Fabiano Sulato, esteve na sessão da Câmara, acompanhado da família, por ter recebido Moção de Aplausos pelos trabalhos realizados no município

Rafael Souza e Silva, idealizador do projeto “Mapa dos Sabores”, ao lado de representantes do Sindicado Rural, Acira, Loja Macônica Andradense e vereadores

Pauta da 12ª Sessão Ordinária de 5 de Julho de 2022

por adm publicado 04/07/2022 15h30, última modificação 04/07/2022 17h56

Durante o expediente serão lidas as seguintes matérias:

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 7, de 30 de junho de 2022, que "Dispõe sobre a Estrutura Organizacional do Poder Executivo e Reorganiza o Modelo de Gestão para a Administração Pública Municipal, e dá outras providências."

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7717

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 8, de 30 de junho de 2022, que Altera a Lei Complementar nº 213, de 23 de novembro de 2020, que “Institui o Código de Obras e Edificações do Município de Andradas”.

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7707

- Projeto de Lei Complementar pelo Executivo nº 9, de 30 de junho de 2022, que Altera a Lei Complementar n.º 95, de 12 de dezembro de 2006 e dá outras providências.

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7704

- Projeto de Lei Ordinária pelo Legislativo nº 16, de 08 de abril de 2022, que “Acrescenta o inciso V no Art.1º da Lei nº 1294, de 15 de dezembro de 1997”.

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7580

- Projeto de Lei Ordinária pelo Legislativo nº 17, de 28 de junho de 2022, que "Autoriza o transporte de animais domésticos no sistema de transporte público coletivo do Municipal de Andradas".

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7715

- Projeto de Resolução nº 02, de 01 de julho de 2022, que “Altera a Resolução nº 89, 19 de abril de 2005, que ‘Institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar dos vereadores da Câmara Municipal de Andradas. ”
https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7716

Durante a ordem do dia será discutida e votada a seguinte matéria:

- Substitutivo ao Projeto de Lei Ordinária pelo Executivo nº 12, de 14 de abril de 2022, que "Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2023."

https://sapl.andradas.mg.leg.br/materia/7139

Plenária Municipal do PJ é na próxima semana!

por adm publicado 01/07/2022 16h00, última modificação 01/07/2022 16h00

A Plenária Municipal do Parlamento Jovem acontece na próxima quinta-feira, 7 de julho, com transmissão ao vivo pelo Canal da Câmara no Youtube e na página do Facebook.

Ações do documento